Powell quer petróleo iraquiano escoando em questão de semanas
20h54 - 09/05/2003
Por Tom Dogget
WASHINGTON (Reuters) - O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Colin Powell, fez um apelo às Nações Unidas, na sexta-feira, para que acelere o fim das sanções econômicas contra o Iraque, para que o petróleo do país seja exportado, liberando espaço para armazenamento de gasolina e óleo de cozinha.
"Dentro de algumas semanas, os campos de petróleo (do Iraque) estarão produzindo uma quantidade suficiente que ocuparão rapidamente toda a capacidade de armazenagem da área", disse Powell aos repórteres, depois de conversas com o emir do Catar.
Powell disse que o petróleo deve ser embarcado para que as refinarias iraquianas tenham espaço para armazenar outros derivados de petróleo usados pelos consumidores iraquianos.
"Não queremos que as refinarias fechem as portas, porque elas produzem gasolina, gás de cozinha e outros produtos que o povo do Iraque precisa", disse Powell.
O Secretário de Estado norte-americano disse ainda que a exportação do petróleo iraquiano irá impulsionar a economia do país e ajudar sua população.
"Esperamos que nossos colegas no Conselho de Segurança (das Nações Unidas) percebam isso, e atuem rapidamente conosco para aliviar o peso das sanções para o povo iraquiano".
As exportações de petróleo do Iraque se aproximavam dos 2 milhões de barris por dia antes do início da campanha militar liderada pelos Estados Unidos. Com os combates, o setor petrolífero do país ficou praticamente estagnado, mas já foi reativado.