Topo

Avião aterrissa em Amsterdã escoltado por dois caças F-16 após suspeita de sequestro

 Robin van Lonkhuijsen / Reuters
Imagem: Robin van Lonkhuijsen / Reuters

Do UOL, em São Paulo

29/08/2012 10h16Atualizada em 29/08/2012 11h54

Um avião da companhia Vueling que partiu de Málaga, na Espanha, para Amsterdã, na Holanda, aterrissou nesta quarta-feira (29) no aeroporto Schiphol, na cidade holandesa, após ser escoltado por dois caças F-16. Havia a suspeita é de que a aeronave tinha sido sequestrada, afirmou um porta-voz da polícia militar holandesa à Reuters.  

Todos os passageiros ainda estavam a bordo e o avião foi cercado pelas forças de segurança a pedido do Ministério da Defesa da Holanda.

Um porta-voz da companhia de baixo custo Vueling desmentiu "categoricamente" o sequestro e disse que as informações de que o avião teria sido capturado ocorreram por causa de uma falha "intermitentemente" entre o piloto e a torre de controle durante a manobra de aproximação ao aeroporto.

A torre de controle "interpretou então que existia um problema de segurança" e ativou o protocolo previsto para estes casos. 

Pouco depois a polícia holandesa confirmou que o avião foi alvo de um alerta de segurança no aeroporto de Schiphol, mas não foi sequestrado. 

Um passageiro também confirmou que estava tudo tranquilo dentro da aeronave. "As portas estão fechadas, mas não somos reféns", disse. (Com agências internacionais)