Topo

Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, é a personalidade do ano segundo a revista "Time"

Mark Zuckerberg, criador do Facebook, é eleito personalidade do ano de 2010 pela revista Time - Reprodução
Mark Zuckerberg, criador do Facebook, é eleito personalidade do ano de 2010 pela revista Time Imagem: Reprodução

Do UOL Notícias

Em São Paulo

15/12/2010 11h29

Aos 26 anos, o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, recebeu um título cobiçado por muitos: foi eleito pela revista “Time” a personalidade do ano de 2010. Segundo a revista, Mark é a segunda personalidade mais jovem a estampar a capa especial da publicação.

“É algo que está transformando o jeito como nós vivemos todos os dias”, disse Richard Stengel, editor da revista, em entrevista ao programa “Today”, da NBC, nesta quarta-feira (15). "É uma engenharia social, mudando a maneira como nos relacionamos uns com os outros”, completou.

Apesar de no filme “A Rede Social” (que recebeu 10 indicações no Globo de Ouro 2011, entre elas a de melhor filme), sobre a criação do Facebook, Mark ser retratado como dono de uma personalidade difícil, Stengel disse que há muito mais em Mark.

"Ele é muito afável, ele está no momento, ele é perspicaz", disse Stengel, mas "ele tem essa coisa quando fica em frente às câmeras" e torna-se tímido.

No quesito idade, Mark ficou atrás de Charles Lindbergh, eleito o homem do ano pela revista em 1928, aos 25 anos. Lindbergh foi um pioneiro da aviação americana, famoso por ter feito o primeiro voo solitário transatlântico sem escalas, em 1927.

Segundo os editores da revista “Time”, os debates sobre a escolha consideraram nomes como o Tea Party, movimento político americano ligado ao Partido Republicano, Julian Assange, fundador do WikiLeaks, Hamid Karzai, presidente do Afeganistão, e os 33 mineiros chilenos que passaram mais de dois meses em uma mina. No voto popular no site da revista, Assange foi eleito a personalidade do ano. Mark Zuckerberg ficou em décimo.

O que definiu o voto em Mark foi a sua capacidade de alcançar outras pessoas, disse Stengel. Em 2010, o Facebook atingiu 500 milhões de usuários, ou seja, uma em cada 10 pessoas tem um perfil na rede social. Por dia, estima-se que 1 milhão de pessoas se cadastrem no site.