Topo

Onda de calor mata cinco nos EUA; temperaturas variam de 32 a 38ºC

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

09/06/2011 14h46

As temperaturas elevadas nos Estados Unidos já mataram pelos menos cinco pessoas no Tennessee, Maryland e Wisconsin nos últimos dias. Todas as vítimas são idosos.

Os meteorologistas preveem que pode levar vários dias até que baixem as temperaturas em algumas áreas do país, atualmente variando de 32 a 38ºC.

O calor foi tão intenso em algumas regiões que deixou ondulado o asfalto de uma rodovia interestadual, de acordo com o jornal Battle Creek Enquirer.

No norte do país algumas escolas públicas cancelaram as aulas para evitar que as crianças ficassem em salas antigas, sem ar-condicionado.

Segundo o Serviço Meteorológico Nacional informou que o calor não vai diminuir na maior parte das regiões, entre elas Nova York, onde chuvas previstas para a noite desta quinta-feira devem ajudar a amenizar o tempo.

Centros de resfriamento foram abertos em cidades como Chicago, Memphis, Tennessee, Newark, Nova Jersey, para receber os que não possuem ar-condicionado em casa. Em Norfwolk, oficiais distribuíram água gelada e protetor solar aos desabrigados.

Enquanto para uns a situação é grave, para outros americanos o excesso de caror é até bem vindo.  "Vou ficar em casa, ver TV e tomar uma cerveja gelada", disse Harvey Milliman, 84, que vive em Manchester, Nova Jersey, ao site da MSNBC. "Se você tiver uma ideia melhor que essa, vou adorar ouvir", completou.

A temperatura na Filadélfia alcançou 36ºC, batendo o recorde de 2008, enquanto em Atlantic City, em Nova Jersey, chegou a 37ºC, igualando o recorde de 1999. Em Chicago, os termômetros chegaram a 34ºC na tarde de quarta-feira.

Os meteorologistas notam que a sensação de calor é ainda maior por causa da alta umidade do ambiente. O Centro de Previsão Climática do governo federal afirmou que nos próximos seis a dez dias haverá temperaturas ainda mais altas especialmente nos Estados do sul, centro-norte e nordeste dos Estados Unidos

*Com informações do MSNBC e da Associated Press