Topo

Dissidente é indiciado na China por poema "subversivo"

Do UOL, em São Paulo

17/01/2012 09h53

 

O dissidente Zhu Yufu, autor de um poema que conclama as pessoas a defenderem sua liberdade, foi indiciado por subversão na China, informa seu advogado Li Dunyong nesta terça-feira. 

Zhu, de 60 anos, foi preso em abril por "incitar à subversão do poder estatal", acusação frequentemente imputada a críticos do regime comunista. O advogado Li Dunyong disse à Reuters por telefone que o julgamento dele ainda não tem data marcada 

"A principal razão para o indiciamento foi um poema que ele escreveu convocando as pessoas a se unirem. Ele havia escrito o poema mais ou menos na mesma época em que havia caos (no Oriente Médio)", disse Li. "Ele acredita na liberdade de expressão." 

O poema de Zhu, que foi publicado na internet e escrito há quase um ano, chama-se "É hora". Diz um trecho: "É hora, povo chinês!/A praça pertence a todos/ os pés são seus/é hora de usar seus pés e ocupar a praça para fazer uma escolha". 

Li afirma que Zhu nada tem a ver com conclamações que apareceram na rede por uma "Revolução de Jasmim" inspirada nas revoltas da Primavera Árabe. 

Essa mobilização começou em um site chinês do exterior, bloqueado para a maioria dos usuários da China continental. Os poucos protestos que efetivamente aconteceram foram pequenos e rapidamente dissolvidos. Dezenas de dissidentes foram detidos nos últimos meses por causa dessa campanha. (Com Reuters)