Topo

Irmandade Muçulmana vence eleições legislativas no Egito

Do UOL, em São Paulo

21/01/2012 12h09

O Partido da Liberdade e da Justiça (PLJ), braço político da Irmandade Muçulmana, conquistou a maioria das cadeiras da Câmara de Deputados ao término das eleições legislativas celebradas no Egito, segundo resultados oficiais difundidos neste sábado. Foram 127 das 332 posições.

Em entrevista coletiva, o presidente da Comissão Suprema Eleitoral, Abdelmoaiz Ibrahim, anunciou que o segundo lugar ficou para o partido Al-Nour, defensor da corrente salafista (que prega o rigor islâmico), com 29% das cadeiras da Assembleia (96 deputados).

A PLJ garantiu 127 lugares na votação das listas de partidos e seus candidatos ainda ganharam outras 108 cadeiras. No complexo sistema eleitoral do Egito, os eleitores votam em candidatos da lista do partido para formar dois terços do parlamento e votam em candidatos individuais direto para o terço restante.

A eleição, a primeira desde a queda do presidente Hosni Mubarak, em fevereiro do ano passado, foi lançada em novembro e realizada em três etapas.

A Assembléia Popular, ou câmara baixa do parlamento, é composta por 498 deputados eleitos e 10 nomeados pelo governante militar. Sua primeira sessão será na segunda-feira.

As eleições para a câmara alta do Parlamento, ou Conselho Shura, devem ser concluídas em fevereiro, e, então, as duas câmaras escolherão um painel de 100 membros para redigir uma nova Constituição.

O novo presidente deve ser eleito em junho, segundo o calendário estabelecido pelos governantes militares, que anunciou que os candidatos podem se inscrever para a presidência a partir de 15 de abril.

Entretanto, há a crença de que o governo militar vá continuar a ter algum tipo de poder após a transição. Os militares têm sido a espinha dorsal da política egípcia desde a queda da monarquia em 1952, e todos os presidentes desde então emergiram das fileiras superior das forças armadas.

(Com EFE, AFP e Reuters)