Topo

Irã anuncia centrífugas de enriquecimento de urânio mais potentes e novo combustível nuclear

Série de novas centrífugas lançadas nesta quarta-feira (15) pelo presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad - Reuters/IRIB TV
Série de novas centrífugas lançadas nesta quarta-feira (15) pelo presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad Imagem: Reuters/IRIB TV

Do UOL, em São Paulo

15/02/2012 11h55Atualizada em 15/02/2012 13h22

O Irã anunciou nesta quarta-feira a instalação de novas centrífugas enriquecimento de urânio, três vezes mais potentes que as atuais. A informação foi dada pelo chefe da Organização Iraniana de Energia Atômica, Fereydun Abasi Davani, em um discurso transmitido pela TV estatal do país.

"Hoje assistimos à entrada em atividade da primeira série dessas centrífugas, que tem uma capacidade de enriquecimento três vezes maior que as anteriores', disse Avani. "Esssa é uma resposta forte a todos os sabotadores do Ocidente", completou.

Foram acrescentadas 3.000 novas centrífugas às 6.000 que já estavam operando na usina de Natanz, aumentando para 9.000 o número de centrífugas em atividade, declarou o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad.

Além das centrífugas, a emissora estatal divulgou que também imagens do presidente colocando a primeira placa de combustível nuclear de fabricação nacional no reator de pesquisa de uso médico de Teerã.

"Trata-se em particular da produção de barras de combustível nuclear a 20% e da quarta geração de centrífugas, mais rápidas, que ocupam menos espaço e são fabricadas com fibra de carbono", disse a emissora. Todas as centrífugas foram produzidas por iranianos.

Ao comentar o lançamento iraniano, um representante do ministério de Relações Exteriores russo disse que "a Rússia está preocupada com o programa nuclear do Irã mas ainda não vê evidências de armas atômicas".

Ainda nesta quarta-feira, o Irã negou que tenha interrompido suas exportações de petróleo para seis países europeus.

"Negamos essa informação... Se tal decisão for tomada, será anunciada pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã", disse um porta-voz do ministério à Reuters.

A emissora iraniana em língua inglesa Press TV informou mais cedo que Teerã havia interrompido as exportações de petróleo para França, Portugal, Itália, Grécia, Holanda e Espanha. (Com AFP e Reuters)