Topo

Grupo quer fechar lanchonete onde cliente sofreu infarto ao comer hambúrguer

Do UOL, em São Paulo

17/02/2012 18h48

Um grupo contrário ao consumo de carne está pedindo o fechamento da lanchonete norte-americana “Heart Attack Grill” (algo como Lanchonete do Ataque Cardíaco) depois que um cliente sofreu um ataque cardíaco ao comer um hambúrguer no local.

O estabelecimento orgulha-se de oferecer um cardápio com opções hipercalóricas, como um hambúrguer de 8 mil calorias, que leva 1 kg de carne.

Representantes do Comitê de Médicos pela Medicina Responsável enviaram uma carta ao dono da lanchonete, Jon Basso, pedindo que ele declare “falência moral” e feche o estabelecimento. O grupo acredita que o problema ocorrido com o cliente deve servir como alerta.

O cliente, um homem não identificado, na faixa dos 40 anos, comia um hambúrguer hipercalórico quando começou a se queixar de fortes dores no peito. Ele foi atendido por paramédicos e está em recuperação.

O dono da lanchonete lamentou o ocorrido, mas deixou claro que não tem planos de fechar as portas. Seu argumento é que outros restaurantes também já passaram por problemas semelhantes, sem terem virado notícia. Para ele, as altas taxas de obesidade entre os norte-americanos mostram que foram os médicos que falharamno cuidado à saúde da população.

Em entrevista ao canal Fox, Basso disse que há alguns grupos “que querem tirar nosso direito de comer um simples hambúrguer, beber um refrigerante, comer algumas batatas fritas e curtir a vida do jeito que a gente quer”.

Na lanchonete, o atendimento é feito por garçonetes vestidas como enfermeiras, que “prescrevem” pratos para os “pacientes”. O dono ressalta ter colocado avisos no local sobre os prejuízos que as opções não tão saudáveis do cardápio podem causar à saúde dos clientes. (Com Associated Press)