Topo

Autoridades voltam atrás a confirmam 6 mortos após tempestade nos EUA

Área devastada por um tornado na região do meio-oeste dos Estados Unidos - Reprodução/NBC
Área devastada por um tornado na região do meio-oeste dos Estados Unidos Imagem: Reprodução/NBC

Do UOL, em São Paulo

29/02/2012 13h49Atualizada em 29/02/2012 14h45

Pelo menos seis pessoas morreram devido a uma tempestade no meio-oeste dos Estados Unidos, sendo que três foram vítimas de um tornado em Harrisburg, no Estado americano de Illinois. Inicialmente foram reportadas 10 mortes na cidade, mas as autoridades locais voltaram atrás a confirmaram apenas seis. As informações são das redes americanas CNN e NBC. 

O tornado teria destruído de 35 a 40 casas em Harrisburg, de acordo com a emissora local KFVS12.

As outras três vítimas fatais são de Missouri, onde um tornado teria atingido a cidade de Buffalo, matando uma pessoa em um parque. As outras duas mortes ocorreram na região de Cassville e Puxico.

Só em Buffalo 3.000 casas ficaram sem luz durante a tempestade. Em Branson e Lebanon, a tempestade deixou dezenas de feridos. Na primeira, conhecida por abrigar teatros famosos, o rastro de destruição é visto desde o centro da cidade até a rodovia Highway 76, de onde placas e sinais foram arrancados com a força do vento.

"O teatro ao lado do meu restaurante explodiu", disse John Moore, propietário do Cake'n'Creams 50s Diner. "Ele foi para todos os lados. Os dois hoteis ao meu lado perderam seus telhados. As linhas de energia se partiram, janelas quebraram", disse ele. 

Na noite de terça-feira, pelo menos oito pessoas ficaram feridas após a passagem de outro tornado em Harveyville, no Kansas. Três estão em estado crítico no hospital. O tornado teria destruído 40% da cidade.

O Serviço de Meteorologia Nacional dos Estados Unidos prevê mais chuvas e tornados na região, sendo que um ou dois serão "muito fortes". (Com Associated Press)