Topo

Passageiros do Costa Allegra desembarcam após três dias à deriva no Oceano Índico

Do UOL, em São Paulo

01/03/2012 13h10

O cruzeiro Costa Allegra, que após um incêndio registrado na última segunda-feira ficou sem eletricidade no Oceano Índico e precisou ser rebocado durante três dias, chegou nesta quinta-feira (1) à ilha Mahé, a maior do arquipélago das Seychelles, e seus passageiros estão preparados para desembarcar.

Segundo imagens transmitidas ao vivo pelas televisões italianas, o navio entrou no porto de Mahe às 2h de Brasília, e depois foram necessárias mais duas horas para aproximar-se do píer.

Durante este tempo, foram desembarcadas as malas para que os passageiros possam sair do navio sem problemas, após terem passado três dias em duras condições, dormindo ao ar livre devido ao forte calor, lavando-se com água mineral e comendo alimentos frios. No porto estão as autoridades das ilhas Seychelles e representantes de cada país com cidadãos a bordo.

Em declarações à imprensa italiana, os passageiros entrevistados lamentaram as condições nas quais tiveram de viajar durante três dias, mas se mostraram satisfeitos com o tratamento recebido e elogiaram o comportamento do capitão, Nicolò Alba, de 48 anos.

Um dos entrevistados, procedente de Bérgamo, no norte da Itália, explicou que após saber do incêndio teve muito medo, todos os passageiros colocaram os coletes salvas-vidas e foram levados às pontes de evacuação para entrarem nos botes de salvamento, mas depois souberam que não precisariam deixar o navio e seriam rebocados até terra firme, contou o passageiro.

O incêndio na sala de geradores do cruzeiro foi extinto em menos de 1hora, "mas os passageiros estavam prontos para deixar o navio em botes salva-vidas se fosse necessário", disse o comandante do cruzeiro, Niccolo Alba, nesta quinta-feira, em entrevista coletiva, exibida pela TV.

Maioria aceita passar férias nas ilhas

Segundo informou nesta quinta-feira a companhia Costa Cruzeiros, proprietária do navio, por enquanto 376 dos 627 turistas que viajam na embarcação aceitaram a oferta de continuar suas férias por uma ou duas semanas no arquipélago do Índico com todas as despesas pagas, assim como o voo de volta para casa.

Já os outros 251 passageiros do navio - no qual viajam dois brasileiros - decidiram voltar a seus países com voos disponibilizados pela Costa Cruzeiros.

Segundo o Itamaraty, aparentemente os dois brasileiros, ainda não identificados, estão bem e o embaixador do país na Tanzânia, local mais próximo das Seychelles onde o Brasil tem representação, já está tentando contato com os dois para oferer auxílio.

O incêndio no Costa Allegra acontece um mês e meio depois do naufrágio do Costa Concordia - também propriedade da Costa Cruzeiros - em frente à ilha italiana de Giglio, que deixou 25 mortos e sete desaparecidos.