Topo

Tornados deixam mais de 30 mortos em Indiana, Kentucky, Ohio e Alabama

Do UOL, em São Paulo

03/03/2012 03h19Atualizada em 03/03/2012 13h58

Os tornados que castigam sete Estados do meio-oeste e do sul dos Estados Unidos deixaram pelo menos 33 vítimas fatais neste sábado (3), além de apagarem do mapa uma pequena cidade em Indiana.

As autoridades locais confirmaram a morte de 14 pessoas no sul de Indiana, outras 16 nos arredores de Kentucky, mais duas em Ohio, e uma no Alabama. Ao longo da semana, as vítimas fatais dos tornados somam 41, segundo dados oficiais. Estima-se, no entanto, que os números podem aumentar durante o fim de semana.

No total, foram pelo menos 80 tornados que provocaram estragos materiais nos Estados do Tennessee, Kentucky, Indiana, Ohio, Mississipi, Alabama e Virgínia Ocidental. Casas foram destruídas, uma prisão foi danificada e diversos carros arremessados.

"Relatórios preliminares indicam que os danos maiores estão concentrados no sudeste de Indiana, incluindo importantes danos em Henryville e Marysville, no condado de Clark, e Pekin e New Pekin, no condado de Washington", afirmou o Centro de Informações estatal em um comunicado.

O pequeno povoado de Marysville, em Indiana, perto da fronteira com o Tennessee, foi apagado do mapa. "As informações por telefone indicam que Marysville desapareceu", afirmou o major Chuck Adams, porta-voz das autoridades.

O governador do Kentuchy, Steve Beshear, declarou durante a tarde desta sexta-feira estado de emergência devido aos graves danos causados pelos fortes ventos, o que permitirá o desdobramento da Guarda Nacional e a ajuda às zonas mais afetadas.

As autoridades advertiram que a situação meteorológica vai piorar com o passar das horas, durante a noite e madrugada, à medida que as tempestades se deslocam rumo ao norte.

Veja imagens da destruição


A Agência de Emergências do Alabama informou sobre vários feridos no condado de Madison, no norte do estado, que foram transferidos a um hospital local.

No Tennesse, na área de Chattanooga, o prefeito Jim Coppinger falou na "CNN" sobre "dúzias de feridos", mas a agência estadual de emergências não dispõe ainda de dados oficiais, disse à Efe um porta-voz local.

Nos estados de Ohio, Kentucky, Indiana e Mississipi, várias fortes tempestades e tornados afetam o território desde quarta-feira pela instabilidade meteorológica. Nesta sexta-feira, foram ativados novos planos de emergência.

Os tornados destruíram o teto de uma prisão de segurança máxima no norte do estado, onde as autoridades estaduais disseram ter a situação "sob controle", e provocaram danos materiais em uma escola, além de dezenas de imóveis.

As áreas das cidades de Meridianville e Athens, no norte do Alabama, sofreram com a passagem de um tornado na manhã desta sexta-feira, que causou danos em várias casas, informou a emissora local "WBRC".

Os condados do norte do Alabama habilitaram instituições sociais e igrejas para abrigar os moradores, especialmente durante a tarde e a noite desta sexta-feira, para quando se espera que a chuva e o vento se intensifiquem ainda mais

 

Dos estados mais ao norte, como Ohio e Kentucky, a instabilidade meteorológica se transferiu nas últimas horas ao norte e ao centro dos estados do Alabama, Mississipi e Geórgia, que devem ser atingidos por várias tempestades, ventos fortes, granizo e tornados, informou o Serviço Nacional de Meteorologia.

Em 2011, os tornados mataram 545 pessoas nos Estados Unidos, no que foi a temporada mais mortífera destes fenômenos desde 1936.

* Com informações das agências internacionais.