Topo

Super Terça esvaziada pode consolidar candidatura de Romney; saiba o que está em jogo

Do UOL, em São Paulo

06/03/2012 06h00

A liderança de Mitt Romney e a continuidade de seus adversários na briga pela indicação do partido Republicano para disputar as eleições presidenciais nos Estados Unidos podem ficar mais claras a partir de hoje (6). Dez Estados norte-americanos compõem este ano a chamada Super Terça, que concentra o maior número de primárias no país.

Super Terça endinheirada esquenta a briga pela Casa Branca

Eleitores do Alasca, Dakota do Norte, Geórgia, Idaho, Massachusetts, Ohio, Oklahoma, Tennessee, Vermont e Virgínia vão escolher seu candidato. Ohio tem o maior peso estratégico, pelo equilíbrio que apresenta entre eleitores republicanos e democratas. Nenhum republicano ganhou a eleição presidencial sem vencer em Ohio. Em 2008, o democrata Barack Obama venceu no Estado antes de ocupar a Casa Branca.  

Para tentar desviar a atenção do público nesta Super Terça, Obama programou uma entrevista coletiva, a primeira deste ano, que deverá ocorrer pouco antes da realização das primárias republicanas.

Prognósticos

Para ter uma ideia matemática da importância da Super Terça, combinados, os dez Estados levarão 419 delegados, mais de um terço do número mágico de 1.144 necessários para garantir a nomeação pelo partido.

Até aqui, Romney soma 203 delegados, contra 92 de Rick Santorum, Newt Gingrich, com 33, e Ron Paul, com 25.

A forma de disputa nos Estados da Super Terça é variada. Cada Estado tem direito de levar um número definido de delegados para a convenção nacional do partido – a convenção republicana está prevista para o final de agosto. São esses delegados,  baseados no voto popular, que irão escolher o candidato republicano.

Destes dez Estados, Vermont é o que levará o menor número de delegados: apenas 17. Na outra ponta, a Geórgia tem o direito de levar 76 delegados e, por isso, está entre os mais cobiçados entre os pré-candidatos. Ohio conta com 63 delegados. Na Virgínia, somente Romney e Paul estarão na disputa, já que Gingrich e Santorum não conseguiram recolher a tempo as 10 mil assinaturas necessárias para se inscrever para a votação.

Em Ohio, Romney tem pequena vantagem sobre Santorum segundo as pesquisas. Romney também deve vencer em Massachussetts, onde foi governador, e está na frente em Vermont.

Santorum, que já venceu em Iowa, Missouri, Minnesota e Colorado, aparece na frente em Oklahoma e no Tenessee, onde também se mostra forte Newt Gingrich, que só venceu na Carolina do Sul. Gingrich é favorito em sua terra natal, Geórgia, mas disse, em entrevista à rede CNN, que vencer somente nesse Estado o colocaria em uma posição “difícil” para seguir na disputa.

Ron Paul, que ainda não venceu em nenhum Estado, concentrou sua campanha em Idaho, Alasca e Dakota do Norte, onde a votação ocorre por meio de assembleias populares (cáucus), sistema que pode favorecê-lo. Em dois desses Estados, porém, a estratégia pode ter sido nula, uma vez que a maioria dos eleitores de Idaho é da religião mórmon, a mesma de Romney; no Alasca, a ex-candidata à vice-presidência Sarah Palin tem se mostrado favorável a Gingrich.

Menor número de Estados

Apesar do peso considerável, a Super Terça deste ano será bem menos importante do que há quatro anos porque o número de Estados que participam deste dia caiu drasticamente. Em 2008, 24 Estados organizaram primárias na Super Terça.

Entenda a eleição nos EUA

Do lado republicano, John McCain venceu em nove Estados e amealhou 511 delegados para a convenção, se consolidando como o candidato do partido. Já entre os democratas, a briga foi intensa. Hillary Clinton venceu em 12 Estados, contra 11 de Barack Obama. No entanto, o atual presidente conseguiu garantir 847 delegados, contra 834 da ex-primeira-dama por causa da importância dos Estados em que ele venceu.

Histórico

O termo Super Terça foi usado pela primeira vez em primárias presidenciais nos Estados Unidos nas eleições de 1984. Na verdade, naquele ano, houve três Super Terças. O democrata Walter Mondale foi eleito pelos democratas para enfrentar o presidente Ronald Reagan.

Em 1988, de fato ocorreu a primeira grande Super Terça, com os Estados do Texas, Flórida, Tennessee, Louisiana, Oklahoma, Mississippi, Kentucky, Alabama, e Geórgia, todos no sul do país. Foi uma estratégia dos democratas sulistas para eleger um candidato mais moderado do que liberal, que representasse seus interesses. O plano não funcionou já que dividiu o partido.

No final, Michael Dukakis foi o candidato democrata que sucumbiu nas urnas frente ao republicano George Bush.

Quatro anos depois, após perder as primeiras primárias, Bill Clinton, então um democrata quase desacreditado, usou a Super Terça para emergir e se tornar o candidato do partido nas eleições presidenciais.

Em 1996, o republicano Bob Dole foi o mais votado na Super Terça e acabou sendo o candidato do partido para as eleições presidenciais, vencidas novamente por Clinton.

Em 2000, entre os republicanos, George W. Bush venceu John McCain e se consolidou como o nome do partido. Já entre os democratas, Al Gore foi o escolhido.

Quatro anos depois, o candidato democrata foi John Kerry, que derrotou John Edwards, Howard Dean e Wesley Clark. (Com agências internacionais)