Topo

"Ele me transformou em um monstro", diz mulher vítima de ataque com ácido

Do UOL, em São Paulo

13/03/2012 17h17

Vítima de um ataque do ex-amante com ácido sulfúrico, a belga Patricia Lefranc, 48, vai enfrentar seu algoz no tribunal. Antes do julgamento de Richard Remes, 57, ela disse estar determinada a “olhá-lo nos olhos e mostrar ao júri o que ele me fez”. O julgamento está sendo realizado em Bruxelas.

Patricia precisou ser submetida a 86 cirurgias depois do ataque, que teria sido motivado pelo fim do relacionamento, há pouco mais de dois anos. “Ele me transformou em um monstro”, disse. “Espero convencer a Corte de que ele queria me matar”, completou, em declarações publicadas pelo jornal inglês Daily Mail.

Casado, o acusado descreve o relacionamento dizendo que “amava Patricia sinceramente”, enquanto, para ela, o romance não passaria de um “jogo”. “Eu queria deixa-la marcada, mas jamais imaginei que [o efeito] seria tão rápido”, teria confessado o acusado, segundo a rádio belga RTL. Sua defesa alega que ele não pretendia deformá-la, mas não percebeu que o ácido teria um efeito tão devastador.

O ataque ocorreu na entrada do prédio onde Patricia morava e ela foi socorrida por vizinhos. Hospitalizada, passou três meses em coma induzido. Perdeu a visão do olho esquerdo, a audição no ouvido esquerdo e teve um dedo da mão direita amputado. Mais de dois anos depois do ataque, o ácido ainda continua a afetar sua pele. Seu nariz precisará ser substituído por uma prótese em breve.

A mulher diz que os colegas de escola de seu filho fazem piadas sobre sua aparência e as pessoas a encaram nas ruas. “Remes arruinou minha vida como mulher.”