Topo

Barco levado por tsunami do Japão aparece na costa canadense, diz emissora americana

Do UOL, em São Paulo

23/03/2012 23h06

Um barco de pesca levado pelo tsunami que atingiu o Japão em março do ano passado foi encontrado perto do Canadá. A embarcação de quase 46 metros de comprimento foi localizada na região de British Columbia, no sudoeste do país.

Segundo o canal King 5 News, de Seattle, a informação foi passada por assessores de uma senadora americana do Estado de Washington. As autoridades japonesas teriam confirmado que o barco foi perdido depois do tsunami.

Estima-se que a embarcação chegaria a terra em cerca de 50 dias, mas deverá ser removida antes disso por conta do perigo que pode representar para a navegação. O barco está a aproximadamente 220 quilômetros da costa.

Esta é a primeiro grande fragmento encontrado na Costa Oeste depois do terremoto de 9 graus na escala Richter e do tsunami que atingiram o Japão há um ano.

A senadora Maria Cantwell defendeu a existência de um plano para tratar os destroços do tsunami. Para ela, não é possível esperar até que mais entulho apareça para verificar seu impacto na economia do Estado. “Centenas de milhares de empregos no Estado de Washington dependem da saúde de nossos ecossistemas marinhos”, ressaltou.