Topo

Tempo urge para resolver crise nuclear com Irã, diz Obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversa com o premiê da Turquia, Recep Tayyip Erdogan - Pablo Martinez Monsivais/AP
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversa com o premiê da Turquia, Recep Tayyip Erdogan Imagem: Pablo Martinez Monsivais/AP

Do UOL, em São Paulo

25/03/2012 23h59

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu o Irã, nesta segunda-feira (26), de que já não há muito tempo para resolver a crise sobre o programa nuclear iraniano por vias diplomáticas.

“É tempo de resolver isso por meio da diplomacia, sempre prefiro resolver essas questões de maneira diplomática”,  mas “o tempo urge. O Irã deve atuar com seriedade e sentido de irgência que este momento requer”, afirmou Obama em um discurso para estudantes na Universidade Hankuk em Seul, na Coreia do Sul, antes de começar sua participação na 2ª Cúpula sobre Segurança Nuclear.

Os líderes de mais de 50 países começam nesta segunda-feira em Seul uma cúpula dirigida a assegurar os materiais atômicos e prevenir a ameaça do terrorismo nuclear, em uma reunião à sombra do programa atômico da Coreia do Norte.

A questão norte-coreana dominou neste domingo o encontro entre Obama e o presidente sul-coreano e anfitrião da cúpula, Lee Myung-bak, que falaram que os planos de Pyongyang são uma violação de seus próprios compromissos e lhe pediram para desistir do lançamento. (Com AFP)