Topo

Após terremoto e alerta de tsunami, novo tremor de magnitude 8,2 atinge costa da Indonésia

Do UOL, em São Paulo

11/04/2012 08h44Atualizada em 11/04/2012 09h31

Uma violenta réplica de terremoto de magnitude 8,2 na escala Ritcher ocorreu nesta quarta-feira (11) horas depois de um terremoto de magnitude 8,7 que atingiu a ilha de Sumatra, na Indonésia, informou o Instituto Geológico americano (USGS, na sigla em inglês).

A réplica ocorreu às 10h43 GMT (7h43 de Brasília), a apenas 16 km de profundidade e a 615 km de Banda Aceh, a capital da província de Aceh. Horas antes, às 8h38 GMT (5h38 de Brasília) um tremor de magnitude 8,7 desencadeou um alerta de tsunami em cinco países banhados pelo Oceano Índico -- Indonésia, Índia, Sri Lanka, Maldivas e Território Britânico do Oceano Índico, de acordo com o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.

O terremoto inicial foi notado no litoral oeste da ilha de Sumatra, mas as autoridades por enquanto não informaram sobre vítimas ou danos. Segundo um jornalista da AFP situado em Banda Aceh, o tremor foi sentido por 5 minutos.

Victor Saridna, geofísico do Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, afirmou no entanto que o tsunami gerado pelo terremoto não parece ser grande. Segundo ele, as ondas geradas são de 17 cm. "Mas ainda estamos monitorando, pois tsunamis vêm em baterias de ondas."

O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, minimizou as previsões e afirmou que não existe ameaça de tsunami, apesar de o alerta ter sido emitido.

“Não há ameaça de tsunami, apesar de estarmos em alerta. A situação em Aceh está sob controle, há um pouco de pânico, mas as pessoas podem ir para lugares altos”, anunciou em uma entrevista coletiva ao lado do premiê britânico, David Cameron, que visita a Indonésia.

A Indonésia faz parte do chamado Anel de Fogo do Pacífico e sofre cerca de 7.000 tremores todos os anos, a maioria deles de baixa magnitude.

A região atingida é a mesma onde outro terremoto formou o tsunami que em 2004 matou cerca de 230 mil pessoas em uma dúzia de países banhados pelo Oceano Índico.

O governo do Sri Lanka emitiu nalerta de tsunami válido para toda a ilha e ordenou à população que vive na costa que busque refúgio no interior, depois de um forte terremoto registrado em frente à costa da Indonésia. (Com EFE e AFP)