Topo

Mujica chega ao Brasil para intensificar parcerias em energia, mineração e infraestrutura

Renata Giraldi

Da Agência Brasil, em Brasília

19/04/2012 07h39

O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, chega na manhã de hoje em Brasília para um dia de reuniões com a presidente Dilma Rousseff. A ideia é fechar alguns projetos comuns nas áreas de energia, mineração, infraestrutura e economia. Mujica estará acompanhado por dez assessores, entre ministros e secretários da Presidência do Uruguai. Ele retorna a Montevideu às 16h.

No ano passado, Dilma e Mujica decidiram intensificar as parcerias nas áreas de infraestrutura e tecnologia. A presidente disse que eles pretendem concluir dois trechos da ferrovia que liga os dois países – entre as cidades gaúchas de Cacequi e Santana do Livramento, na fronteira uruguaia.

O Brasil é o principal destino das exportações uruguaias e também o principal fornecedor do país vizinho. Na visita ao Uruguai, a presidente ressaltou a necessidade de ampliar as trocas comerciais para garantir um crescimento acima das taxas mundiais nos últimos anos. Em 2010, o intercâmbio bilateral ultrapassou US$ 3 bilhões.

Na comitiva do Uruguai, estão os ministros Luis Almagro (Relações Exteriores), e Roberto Kreimerman (Indústrias, Energia e Mineração), além do diretor da OPP (que trata de planejamento e orçamento do país), Gabriel Frugoni, o subsecretário de Economia e Finanças, Luis Porto, o secretário da Presidência da República, Diego Cánepa, o presidente da UTE (a companhia de energia), Gonzalo Casaravilla, o diretor da Secretaria de Comunicação, Gonzalo Carámbula, e os chefes da segurança pessoal de Mujica.

No começo deste ano, Mujica visitou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava em tratamento para combater o câncer de laringe, em São Paulo. Lula, Mujica e Dilma têm várias afinidades, como a construção de suas trajetórias políticas na luta contra governos autoritários. Os três foram presos pelas ações contra os governos militares do Brasil e Uruguai.