Topo

Vigia acusado de matar adolescente negro nos EUA é solto após pagar fiança

O vigilante voluntário George Zimmerman (esquerda) deixa prisão em Sanford, na Flórida (EUA) - David Manning/Reuters
O vigilante voluntário George Zimmerman (esquerda) deixa prisão em Sanford, na Flórida (EUA) Imagem: David Manning/Reuters

Do UOL, em São Paulo

23/04/2012 03h08

O vigilante voluntário George Zimmerman foi liberado sob fiança na madrugada desta segunda-feira (23) após pagar US$ 150 mil (R$ 282 mil), e agora espera por julgamento pelo assassinato do adolescente negro Tayvon Martin em fevereiro na Flórida, nos Estados Unidos.

A libertação do acusado de assassinato em segundo grau ocorreu graças a decisão de um juiz em audiência na última sexta-feira (20).

O juiz Kenneth Lester estabeleceu outras condições para a liberdade do acusado, como a localização permanente por meio de um dispositivo GPS. Além disso, Zimmerman não pode entrar em contato com a família da vítima, deve ligar para as autoridades a cada três dias, não pode portar arma de fogo nem consumir remédios ou drogas, salvo por prescrição médica.

Antes de sair da prisão, foi acertada a residência do acusado à espera do julgamento, assim como a manutenção do seu paradeiro em sigilo, de acordo com o juiz, essencial para preservar sua segurança e a de sua família.

Diversas redes de TV mostraram Zimmerman vestido com calça jeans e jaqueta marrom deixando a prisão em Sanford, na Flórida, acompanhado por um homem não identificado.

O vigia se desculpou perante a família do adolescente ao comparecer à audiência para pedir liberdade. "Estou desolado pela perda de seu filho. Não sabia a idade dele. Pensava que era um pouco mais jovem do que eu. Não sabia se estava armado ou não", disse ele aos pais da vítima presentes ao tribunal. (Com AFP)