Scotland Yard recolhe DNA de agentes do serviço secreto para investigar morte de espião

Do UOL, em São Paulo

  • AP

    Gareth Williams, espião encontrado morto em uma sacola de ginástica fechada com um cadeado, no banheiro de seu apartamento

    Gareth Williams, espião encontrado morto em uma sacola de ginástica fechada com um cadeado, no banheiro de seu apartamento

A Scotland Yard, polícia londrina, vai recolher amostras de DNA e a impressão digital de pelo menos 50 agentes que eram colegas de trabalho do espião Gareth Williams, que foi encontrado morto em uma mala na banheira de seu apartamento em Londres, em agosto de 2010. 

Uma fonte da Scotland Yard declarou que os oficiais suspeitam de que um agente dos serviços secreto ou de inteligência, o MI6 ou o GCHQ, tenha visitado Williams. Até agora, 15 colegas do espião já fizeram os teste de DNA e tiraram suas impressões digitais voluntariamente, segundo o jornal britânico "Daily Mail".

Novos peritos também foram chamados para analisar os objetos recolhidos pela polícia - além da bolsa onde o corpo do espião foi encontrado, uma toalha de rosto encontrada na cozinha do apartamento é uma das principais pistas da polícia.

O chefe da investigação, Jackie Sebire, fez um apelo para que qualquer pessoa que tenha conhecido Williams tente se lembrar de alguma informação que possa ser útil.

Ontem, uma das investigadoras do caso, Fiona Wilcox, disse que a morte do espião pode nunca ser solucionada. Para ela, a morte de Williams não foi natural e foi "criminosamente calculada".

Após mais de 20 meses de investigação e ouvir 40 testemunhas em sete dias, "a maioria das perguntas fundamentais relacionadas à forma como Gareth morreu continuam sem resposta", completou Wilcox, que resumiu o caso em "muita especulação e poucas provas reais".

Os familiares de Williams acreditam que outro agente esteve no local no momento da morte ou que essa mesma pessoa entrou na casa para destruir provas. A família acusa o MI6, o serviço secreto inglês, de tentar abafar o caso. O agente era especialista em decifrar códigos.

Gadgets ajudam você a se tornar um espião
Veja Álbum de fotos

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos