Topo

Franceses que moram no Brasil escolhem presidente hoje

O candidato do Partido Socialista às eleições presidenciais da França, François Hollande, discursa durante uma reunião de campanha  em Clermont-Ferrand - Patrick Kovarik/ AFP
O candidato do Partido Socialista às eleições presidenciais da França, François Hollande, discursa durante uma reunião de campanha em Clermont-Ferrand Imagem: Patrick Kovarik/ AFP

Renata Giraldi

Da Agência Brasil, em Brasília

05/05/2012 10h37

Um dia antes do segundo turno das eleições presidenciais da França, que ocorrem neste domingo (6), aproximadamente 15 mil franceses que moram no Brasil estão aptos hoje (5) para escolher o novo presidente da República. A votação ocorre das 8h às 18h  nos consulados em Brasília, São Paulo e no Rio de Janeiro.

Os eleitores escolherão entre o presidente da França, Nicolas Sarkozy, que tenta a reeleição, e o socialista François Hollande. O sistema político é o semipresidencialista – com presidente da República, que cumpre mandato de cinco anos, e o primeiro-ministro (que é nomeado pelo presidente). Atualmente o primeiro-ministro é François Fillon.

No último dia 22, ocorreu o primeiro turno, quando somente 28,3% dos eleitores franceses cadastrados no Brasil votaram, um total de 4.217 pessoas. Os eleitores devem levar apenas a identidade francesa. O voto na França não é obrigatório. Dos cerca de 65,4 milhões de habitantes da França, aproximadamente 40 milhões se inscreveram para votar nestas eleições.

A disputa eleitoral na França polarizou os eleitores entre os conservadores, que tendem a votar em Sarkozy, e os mais liberais, que deverão apoiar Hollande. No primeiro turno, o socialista saiu na frente com 28,6%, enquanto Sarkozy obteve  27,06% de votos.

Nos comícios, os candidatos se concentraram em alguns temas que chamam a atenção dos eleitores, como o risco de desemprego, uma das consequências da crise econômica mundial, o aumento do rigor no tratamento dispensado aos imigrantes, principalmente os muçulmanos, e um plano de contenção de gastos para a França.

A expectativa é que a apuração dos votos comece às 20h de Paris (15h de Brasília). O vitorioso deve tomar posse no próximo dia 14. Em seguida, ocorrem as eleições legislativas – em duas etapas: 10 e 17 de junho.