Topo

Colégios eleitorais abrem na França para votação de 45, 5 milhões de eleitores

Do UOL, em São Paulo

06/05/2012 03h32

Os colégios eleitorais da França abriram neste domingo (6) suas portas às 8h (horário local, 3h de Brasília) para o segundo e definitivo turno das eleições presidenciais francesas, à qual concorrem Nicolas Sarkozy e François Hollande.

As urnas permanecerão abertas até às 20h (15h) nas maiores cidades do país.

Cerca de 45,5 milhões de franceses foram convocados a exercer seu direito de voto para decidir quem será o chefe de Governo durante os próximos cinco anos.

As últimas pesquisas divulgadas antes de terminar a campanha eleitoral, na sexta-feira (4), à meia-noite, apontam como vencedor o candidato socialista Hollande, seguido do presidente, o conservador Sarkozy.

No sábado (5), moradores de territórios ultramarinos e franceses residentes na América votaram.

Hollande, que no primeiro turno, em 22 de Abril, obteve 28,63% dos votos (contra 27,18% de Sarkozy) é apresentado como favorito, embora sua vantagem tenha sido reduzida nos últimos dias.

A campanhana França, motor da Zona Euro, junto com a Alemanha, foi marcada pela crise financeira, que castiga severamente vários países europeus como Espanha, Grécia, Itália e Portugal, por questões como imigração e segurança da fronteira, uma questão que causou desconfiança em alguns membros do bloco.

(Com EFE e AFP)