Topo

Funcionários do governo e diplomatas estavam a bordo de avião que desapareceu na Indonésia

Do UOL, em São Paulo

09/05/2012 10h10Atualizada em 09/05/2012 11h16

Funcionários do Ministério de Transporte da Indonésia e diplomatas representantes da embaixada russa em Jacarta, além de alguns jornalistas e empresários do setor aéreo estão entre os 46 passageiros a bordo do avião Sukhoi Superjet 100, que desapareceu nesta quarta-feira, segundo informações dos veículos de imprensa locais. 

Entre os passageiros, oito seriam cidadãos russo e 36 de outras nacionalidades. O avião Sukhoi Superjet 100 de fabricação russa desapareceu durante um voo de demonstração, previsto para durar 30 minutos.

"A aeronave desapareceu de nossos radares na região de Bogor (sul de Jacarta). Iniciamos os trabalhos de busca e ainda não sabemos se caiu", declarou à AFP Gagah Prakoso, porta-voz da agência nacional de operações de resgate.

 "Vi um avião grande passando por cima da minha casa", disse Juanda, moradora de uma vila perto do aeroporto de onde o avião decolou, à emissora local TVOne. Segundo ela, a aeronave estava "virando um pouco para um lado" e o rugido do motor estava alto. A moradora disse ainda que não ouviu nenhuma explosão.

Dezenas de helicópteros foram enviados ao local para tentar localizar o avião, que desapareceu em uma área montanhosa. O mau tempo atrapalha as buscas, e por enquanto não há informações se a operação continuará durante a noite ou se será suspensa até a manhã de quinta-feira.

A agência de busca e resgate do país disse que o contato de rádio com o avião foi perdido depois que o piloto pediu para descer de 10.000 pés para 6.000 pés de altitude. Depois disso, o contato com a aeronave foi perdido. O Exército indonésio relatou que o avião "caiu" do céu.

Os passageiros foram convidados para participar do voo demonstrativo da aeronave, que acaba de obter o certificado europeu. Durante o voo, o avião deveria dar várias voltas na região antes de pousar, segundo explicou Herry Bakti, funcionário do setor de transporte aéreo do ministério dos Transportes.

O voo era parte de uma campanha de publicidade que o fabricante Sukhoi realiza em vários países, clientes potenciais, como Paquistão, Mianmar, Laos ou Vietnã.

Em dezembro do ano passado, um avião do mesmo modelo teve problemas com o trem de pouso e precisou retornar ao aeroporto da cidade de Minsk. Em março deste ano, outra aeronave do modelo teve o mesmo problema e foi obrigada a retornar ao aeroporto de Moscou.

O SSJ-100, desenvolvido por Aviões Civis de Sukhoi em cooperação com a Boeing e outras empresas, tem capacidade máxima de 95 passageiros e uma autonomia de entre 3.000 e 4.500 quilômetros. (Com EFE, AFP e Associated Press)