Topo

No Vietnã, secretário de Defesa dos EUA recebe cartas escritas há 40 anos por soldados americanos

Cartas escritas pelo sargento americano Steve Flaherty, no período em que ele servia os EUA na Guerra do Vietnã, em 1969. As cartas foram entregues ao secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta - Jim Watson/AFP
Cartas escritas pelo sargento americano Steve Flaherty, no período em que ele servia os EUA na Guerra do Vietnã, em 1969. As cartas foram entregues ao secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta Imagem: Jim Watson/AFP

Do UOL, em São Paulo

04/06/2012 14h47

O ministro da Defesa do Vietnã, Phuong Quang Thanh, entregou ao secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, nesta segunda-feira (4), várias cartas escritas há 40 anos por soldados americanos que estavam servindo o país na Guerra do Vietnã.

"Essas cartas dão rosto à guerra e ajudam a humanizar os terríveis sacrifícios feitos por ambos os lados", disse o americano a rede NBC após participar de uma entrevista coletiva com Thanh, em Hanoi.

  • Jim Watson/AFP

    O secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, recebe do ministro da Defesa do Vietnã as cartas escritas por soldados americanos durante a Guerra do Vietnã; o país autorizou equipes americanas a buscarem os restos mortais de soldados desaparecidos desde o conflito

A maioria das cartas encontradas e guardadas pelo governo vietnamita é do sargento Steve Flaherty, morto em um ataque em março de 1969, durante a guerra.

Trechos divulgados pela rede americana NBC mostram que os relatos de Flaherty poderiam ser escrito por qualquer soldado que hoje luta em países como Afeganistão, Iraque ou Paquistão. 

"Obrigado pela sua doce carta. Isso fez do meu miserável dia muito melhor, mas eu não acho que vou conseguir esquecer a batalha sangrenta em que estamos", escreveu o sargento a uma mulher identificada como Betty.

Em outra carta, endereçada à mãe, Flaherty relata como é seu dia no campo de batalha. "Nosso pelotão começou com 35 homens, mas ficamos com 19 homens quando tudo acabou. Perdemos o líder do pelotão e um esquadrão inteiro", escreveu ele.

Em uma terceira carta, na qual ele escreve para a sra. Wyatt, ele tenta justificar sua missão. "Esta é uma guerra suja e cruel, mas eu tenho certeza que as pessoas vão entender o propósito desta guerra, embora muitos de nós não concordem".

Panetta disse que o governo americano vai procurar algum familiar do sargento Flaherty para devolver as cartas escritas e recebidas por ele durante a guerra.

Se meu pai ligar, diga que cheguei muito perto de ser morto, mas estou bem. Eu tive muita sorte. Vou escrever de novo em breve.

Trecho de carta escrita pelo sargento americano Steve Flaherty à mãe, em 1969, durante a Guerra do Vietnã

A entrega das cartas selou o compromisso firmado nesta segunda pelo governo vietnamita, que autorizou equipes americanas a escavarem em três novas áreas para realizarem buscas por corpos de soldados americanos mortos durante a Guerra do Vietnã.

Segundo o governo dos EUA, cerca de 1.200 militares norte-americanos continuam desaparecidos desde conflito.

Visita oficial

O secretário de Defesa americano começou neste domingo (3) um visita oficial de dois dias ao país na antiga base militar americana na baía de Cam Ranh, a cerca de 230 quilômetros ao nordeste de Ho Chi Minh (antiga Saigon). A visita de Panetta procura desenvolver o acordo de cooperação em defesa que ambos os países assinaram no ano passado.

Panetta chegou a Vietnã após ter participado de uma conferência de Segurança em Cingapura, onde disse que seu país aumentará a presença de tropas e situará armamento de alta tecnologia em países aliados da Ásia-Pacífico, dentro da nova estratégia de elevar a capacidade militar na região.