Topo

Piloto avisou que avião apresentava problemas minutos antes da queda

Do UOL, em São Paulo

04/06/2012 08h03Atualizada em 04/06/2012 18h58

O piloto do avião da companhia aérea Dana que caiu em Lagos, na Nigéria, avisou pelo rádio a um funcionário da empresa, minutos antes do acidente, que a aeronave estava com problemas, segundo informou a rede norte-americana CNN nesta segunda-feira (4).

O avião com 153 passageiros caiu no domingo (3) em Iju Ishaga, bairro de Lagos, chocando-se com um edifício de dois andares. 

O piloto declarou estado de emergência quando o avião estava se aproximando do Aeroporto Internacional Murtala Muhammed, e testemunhas disseram que o avião parecia estar com problemas no motor, de acordo com as declarações de Oscar Wason, diretor de operações da Dana, à CNN.

Não foram encontrados sobreviventes na aeronave e a polícia ainda não confirmou o número de pessoas que estava no prédio na hora do acidente. Em um dos edifícios danificados foram encontrados cerca de 10 cadáveres carbonizados. 

Nesta segunda-feira, as autoridades informaram que 80 corpos já haviam sido resgatados do local. Para realizar a remoção dos corpos, a polícia precisou lançar bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão que se reuniu ao redor dos destroços do avião. 

"Eu só quero saber como morreu", explicou à polícia um homem que foi retirado do local enquanto buscava os restos mortais de seu irmão.

Pelo menos cerca de 2.000 pessoas acompanhavam as operações de remoção dos corpos e destroços com a ajuda de gruas mecânicas, nas proximidades do principal aeroporto nigeriano.

O presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, declarou um luto nacional de três dias e ordenou uma investigação sobre as causas do acidente.

"Este é realmente um momento terrível para nós aqui e prestamos condolências a todas as vítimas e famílias. Não existem palavras para expressar a nossa dor e aflição", disse o governador do Estado de Lagos, Babatunde Fashola, no local do acidente.

A embaixada da China na Nigéria informou que pelo menos quatro cidadãos chineses estavam a bordo do avião e estão entre as vítimas do acidente. 

Segundo moradores de Lagos, o avião caiu de nariz sobre as casas. Diversos destroços, entre os quais uma ala desprendida da cabine, podiam ser vistos no local da catástrofe. A parte de trás do avião, arrancada do restante da aeronave, estava em meio aos escombros de casas incendiadas, junto a um reator metálico destruído. Nos arredores havia vários veículos queimados.

A companhia aérea Dana Air, que tem boa reputação no mercado local, iniciou suas atividades em novembro de 2008 e é hoje uma das principais companhias nigerianas, com uma frota de aviões MD83, segundo seu site. Seus aviões voam diariamente pelas cidades de Abuja, Calabar, Lagos, Porto Harcourt e Uyo, com até 27 voos diários.

Desde 1992, ano em que ocorreu um acidente com um avião de transporte militar nigeriano perto de Lagos, causando a morte de 158 pessoas, o país sofreu seis catástrofes aéreas de envergadura que deixaram cada uma de 100 a 150 mortos.