Ex-presidente do Egito Hosni Mubarak está em coma, segundo autoridades egípcias

Do UOL, em São Paulo

  • AFP

    2.mai.2012 - Ex-presidente Hosni Mubarak é levado para penitenciária, após ouvir sua sentença no tribunal do Cairo, no Egito.

    2.mai.2012 - Ex-presidente Hosni Mubarak é levado para penitenciária, após ouvir sua sentença no tribunal do Cairo, no Egito.

O ex-presidente do Egito Hosni Mubarak, 84, entrou em coma nesta segunda-feira (11), depois de sofrer problemas respiratórios e arritmia cardíaca pela manhã.

A informação sobre o agravamento do  estado de saúde de Mubarak, que cumpre prisão perpétua em um hospital militar, foi confirmada por autoridades do Ministério do Interior.

"Mubarak entrou hoje em coma. Os dois filhos Gamal and Alaa fizeram um pedido à autoridade prisional para ficar ao lado dele, e o pedido foi aceito. A saúde dele tem deteriorado desde o veredito, com pressão alta, problemas de respiração e batimento cardíaco irregular", disse Alaa Mahmoud, porta-voz do Ministério do Interior, ao canal de TV americano CNN.

Ele informou ainda que o advogado de Mubarak pediu que ele fosse transferido da prisão para um hospital particular.

Mubarak foi submetido nesta segunda-feira a uma desfibrilação em duas ocasiões depois de sofrer paradas cardíacas, declarou à AFP uma fonte médica da prisão onde permanece detido desde que foi condenado à prisão perpétua, no dia 2 de junho.

"O coração (de Mubarak) parou duas vezes. Os médicos tiveram que recorrer a um desfibrilador. Algumas vezes está consciente e outras inconsciente, e nega-se a se alimentar", acrescentou a fonte.

Mubarak está em um hospital militar no Cairo depois de ter sido condenado à prisão perpétua pelas mortes, no ano passado, de manifestantes pró-democracia.

Cerca de 800 pessoas morreram em decorrência dos conflitos entre manifestantes e agentes do governo. O ex-presidente foi apontado como responsável pela violência.

Ele já apresentava problemas de saúde e compareceu ao seu julgamento em uma maca. No momento em que a sentença foi proferida ele não demonstrou reação. De acordo com autoridades egípcias, o ex-presidente tem problemas cardíacos e sofre efeitos de um tratamento de combate ao câncer.
Desde a renúncia de Mubarak, em 11 de fevereiro de 2011, o Egito é governado por uma Junta Militar. Porém, está marcado o segundo turno das eleições no país para os dias 16 e 17 junho. Manifestantes protestam contra a prisão perpétua de Mubarak. Eles defendem a pena de morte.

(Com agências internacionais e Agência Brasil)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos