Topo

ONU começa a retirar funcionários de zona de violência religiosa em Mianmar

Homem da etnia Rakhine caminha com arma feita manualmente em frente a residências em chamas - Reuters
Homem da etnia Rakhine caminha com arma feita manualmente em frente a residências em chamas Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

11/06/2012 03h37

A ONU (Organização das Nações Unidas) começou a evacuar seu pessoal de certas zonas afetadas pela violência religiosa no oeste de Mianmar, segundo informou nesta segunda-feira (11) um responsável da organização no país.

Cerca de 40 funcionários da ONU e suas famílias, o que representa a maior parte dos estrangeiros da equipe, estão em processo de partida de Maungdaw, onde a violência entre budistas e muçulmanos deixou ao menos sete mortos, de acordo com Ashok Nigam, representante das Nações Unidas.

Mianmar enviou no sábado (9) tropas e navios militares ao estado de Rakhine após as mortes nos piores conflitos em anos entre a minoria muçulmana Rohingya e budistas.

Uma autoridade do governo afirmou que centenas de Rohingyas entraram em confronto com comunidades budistas, e um toque de recolher após a meia-noite foi imposto pela prefeitura de Maungdaw.

As autoridades acusam os rohingyas, minoria muçulmana que não é reconhecida como birmanesa, de ter incendiado vários vilarejos em Maungdaw, perto da fronteira com Bangladesh.

A MRTV afirmou que 17 pessoas ficaram feridas durante os confrontos de sexta-feira (8), e cerca de 500 edifícios foram destruídos em Maungdaw.

Não ficou claro o que causou a revolta, mas a região está sob estado de tensão há dias, depois de informações de que um grupo de muçulmanos estuprou e matou uma budista. Houve também a morte de dez muçulmanos, na semana passada, como vingança.

Os muçulmanos representam oficialmente 4% da população de Mianmar, contra 89% de budistas. (Com AFP)