Topo

Patriota e representantes da Unasul discutem no Congresso paraguaio situação de Lugo

Renata Giraldi

Da Agência Brasil, em Assunção

22/06/2012 13h37

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e mais 12 representantes de países da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) estão reunidos no Congresso Nacional do Paraguai para conversar com parlamentares e apresentar a posição comum da região. Os chanceleres querem reiterar o apoio à democracia e à ordem constitucional paraguaia, no processo que pode levar ao impeachment do presidente Fernando Lugo.

O grupo já se reuniu com representantes da Corte Suprema de Justiça do Paraguai e, na conversa, ratificaram a necessidade de permitir um julgamento justo de Lugo. Eles pretendem acompanhar durante todo dia os desdobramentos no Senado e os esclarecimentos que serão prestados pelo presidente Lugo.

Os chanceleres viajaram ontem (21) à noite para Assunção, depois de encerrada parcialmente a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Ontem, Patriota destacou a necessidade de se preservar a estabilidade no Paraguai e assegurar o direito de defesa de Lugo.

“Os presidentes consideram que os países da Unasul conquistaram com muito esforço a democracia e, neste sentido, devemos ser defensores extremados da integridade democrática na América do Sul”, disse ontem o chancelar brasileiro, após uma reunião sobre o assunto no Rio de Janeiro.

Dessa reunião participaram a presidenta Dilma Rousseff, além dos presidentes Evo Morares (Bolívia) e Rafael Correa (Equador), entre outros.