Topo

Mercosul suspende Paraguai e incorpora Venezuela; alto representante do bloco renuncia

Do UOL, em São Paulo

29/06/2012 16h07Atualizada em 29/06/2012 17h10

O Mercosul decidiu nesta sexta-feira (29) suspender o Paraguai do bloco e incorporar a Venezuela como membro pleno. A decisão foi acordada entre os presidentes do Brasil, Uruguai e Argentina, reunidos na 43ª cúpula do Mercosul realizada em Mendoza, na Argentina.

Após a reunião de líderes, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, confirmou a suspensão temporária do Paraguai do Mercosul, até as eleições presidenciais de abril de 2013.

A medida ficará em vigor até que “seja efetivado o processo democrático e novamente se instale nesse país a eleição popular”, explicou a mandatária. No último dia 22, o ex-presidente paraguaio Fernando Lugo foi deposto por um processo de impeachment aprovado pelo Congresso em menos de 30 horas. No mesmo dia, o vice de Lugo, o liberal Federico Franco, assumiu como mandatário.

Cristina Kirchner reiterou que o Paraguai não sofrerá sanções econômicas, para não prejudicar a população. “Nosso objetivo é conseguir uma melhor qualidade de vida.”

Ela ainda acrescentou que os presidentes do Mercosul decidiram pelo ingresso da Venezuela no bloco, como membro pleno. Antes, o país era membro observador, ao lado de Chile, Colômbia, Peru, Equador e Bolívia.

A adesão será concretizada em uma reunião em 31 de julho, que será realizada no Rio de Janeiro, segundo Cristina.

  • 3401
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2012/06/25/voce-concorda-com-o-processo-de-impeachment-no-paraguai.js

Renúncia

Depois do anúncio da suspensão do Paraguai e da incorporação da Venezuela, o alto representante do Mercosul, o brasileiro Samuel Pinheiro Guimarães, renunciou ao seu cargo. Ele alegou motivos “políticos” e apresentou um relatório no qual adverte sobre o futuro do bloco.

“O exercício deste cargo só é possível com o firme apoio político dos governos dos Estados que fazem parte do bloco”, afirmou. “As razões da minha demissão são, assim, de natureza política.”

O diplomata brasileiro havia assumido o cargo – criado em dezembro de 2010 – em janeiro de 2011, com a função de realizar a articulação política, a formulação de propostas e representação das posições comuns do Mercosul, criado em 1991.

Crise política

Nesta semana, Lugo declarou não reconhecer a autoridade política de Franco, e anunciou um giro pelo território paraguaio a fim de "explicar detalhadamente" à população o que aconteceu no que chamou de "sexta-feira negra", o último dia 22.

Franco, por sua vez, montou um novo governo e criticou a decisão do Mercosul de suspender o Paraguai das reuniões do bloco.

Por sua vez, a Organização dos Estados Americanos (OEA) anunciou que enviará uma missão ao Paraguai neste fim de semana, para analisar de perto a crise política no país sul-americano.