Topo

Brasil e EUA criam grupo de trabalho para buscar formas de viabilizar o fim da exigência de visto

Do UOL, em São Paulo

11/07/2012 16h26

Os governos do Brasil e dos Estados Unidos decidiram criar um grupo de trabalho que cuidará exclusivamente de assuntos relativos a vistos. Representantes dos dois países irão se reunir para discutir medidas que possibilitem a cidadãos dos EUA e do Brasil viajar entre os dois países sem precisar de visto, seguindo uma diretriz anunciada após o encontro entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente Barack Obama realizado em abril deste ano.

A primeira reunião do grupo deverá ser realizada em Washington, nos Estados Unidos, até novembro, segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira (11) pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Segundo o texto, o GVT (Grupo de Trabalho sobre assuntos relativos a Vistos) “deverá constituir plataforma para propor medidas e procedimentos para a implementação daquela diretriz presidencial, levando-se em consideração os requisitos do Programa de Dispensa de vistos dos EUA e da legislação brasileira aplicável”.

O GVT “deverá reunir-se para discutir um controle imigratório mais expedito e iniciativas relativas à isenção de vistos entre os dois países”, acrescenta o texto, que destaca ainda a “crescente qualidade” da relação entre Brasil e Estados Unidos.

A declaração conjunta de intenções foi divulgada depois de um encontro entre o ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) e a secretária do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano.

Veja o passo a passo para tirar um visto americano