Topo

Governador do Colorado chama atirador de "demente" e "aberração da natureza"

Do UOL, em São Paulo

20/07/2012 20h48

O governador do Colorado, John Hickenlooper, chamou o suspeito do tiroteio em um cinema de "demente" e "uma aberração da natureza" nesta sexta-feira (20). O político disse ainda que "não há palavras para descrever a intensidade desta tragédia".

"Nossos corações estão partidos. É ato, aparentemente, de uma mente muito demente. Não podemos permitir aberrações da natureza tirarem de nós as liberdades de que gozamos." O governador disse que falou mais cedo por telefone com o presidente dos EUA, Barack Obama, e que conversaram sobre seus filhos.

Na madrugada de sexta-feira (20), um homem deixou ao menos 12 mortos e 51 feridos ao abrir fogo em um cinema da cidade de Aurora, no Colorado, durante sessão de estreia do filme "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge". 

Outros comentários

Tim White, o chanceler da universidade de Riverside, na Califórnia, onde o suspeito estudou,  disse que James Holmes estava "entre o melhor dos melhores" ("top of the top", em inglês. "Ele realmente se distinguia, do ponto de vista acadêmico", afirma. Segundo o chanceler, os alunos estão chocados e atordoados com a história. 

"Estou triste pelo que aconteceu e nós (da universidade) estamos lidando com o fato de que ele era um aluno daqui, e dos bons. Academicamente, um bom aluno daqui." White disse que não conseguiu falar com amigos ou conhecidos do atirador, para tentar entender o que aconteceu. "Isto é um trabalho que faremos com as autoridades", afirmou. 

Bill Owens, que ocupava interinamente o cargo de governador do Colorado em 1999, quando aconteceu o massacre de Columbine (assassinato de 13 pessoas em um colégio), disse que o atual governador do Estado, John Hickenlooper, tem "dias difíceis" pela frente. A parte mais difícil de Columbine, disse Owens, foi visitar o local do tiroteio. "Não há treino pra isso. Você tem o dever de endurecer, oferecer liderança e ajudar a ferir as cicatrizes, mas por dentro, você está em prantos."

Jordan Ghawi, irmão de Jessica Ghawi, uma das vítimas do tiroteio, disse ao canal de TV 9News, do Colorado, que sua irmã deveria ser lembrada por outros motivos, diferentes da tragédia. "Quero que as pessoas lembrem daquele coração. Lembrem das boas coisas que ela fez. Lembrem daquele sorriso, suas possibilidades, sua perspectiva e o que ela podia ter feito." Há pouco mais de um mês, Jessica escapou da morte em um tiroteio em um shopping de Toronto, em 2 de junho.

Em seu perfil no Twitter, o escritor Salman Rushdie escreveu logo pela manhã que "o 'direito de portar armas' é o verdadeiro Bane da América", em referência ao supervilão do novo filme do homem-morcego.

Mais cedo, o comissário de polícia de Nova York, Ray Kelly, afirmou que o atirador "tinha o cabelo pintado de vermelho e disse que era o Coringa", uma possível referência a uma cena do filme O Cavaleiro das Trevas (2011) em que o vilão interpretado pelo ator Heath Ledger entra em um hospital com uma peruca vermelha. Segundo o site "TMZ", a fonte de Kelly pode ser o chefe da polícia de Aurora, Daniel Oates. Oates, por sua vez, não comentou a declaração de Kelly.