Topo

Terremoto de 7,6 graus atinge Costa Rica e deixa dois mortos; alerta de tsunami é cancelado

Do UOL, em São Paulo

05/09/2012 12h33Atualizada em 05/09/2012 16h35

Um forte terremoto, de magnitude 7,6 (de acordo com o USGS - Serviço Geológico dos Estados Unidos), atingiu nesta quarta-feira (5) a Costa Rica, sacudindo prédios e cortando o fornecimento de energia e de telecomunições em boa parte do país. Inicialmente, o USGS havia divulgado que a magnitude era de 7,9, mas corrigiu a informação.

Segundo a Cruz Vermelha, duas pessoas morreram após o terremoto, sendo que uma delas faleceu devido a um ataque do coração. A presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla, pediu calma à população. Ela ordenou a suspensão das aulas em todo o país, e o Ministério da Educação pediu que os pais passassem nas escolas para pegar seus filhos.

O epicentro do tremor foi localizado perto de Samara, uma área litorânea na costa do oceano Pacífico, a 150 quilômetros da capital do país.

Na capital, San José, vários prédios foram evacuados. Meia hora depois do tremor, várias zonas da cidade seguiam sem energia elétrica ou rede de telefonia celular.

Terremoto abala estrutura de prédios na Costa Rica

De acordo com a Comissão Nacional de Emergências da Costa Rica, o tremor ainda causou vazamentos de gás, além de deslizamentos de terra em estradas que impedem a chegada a lugares distantes.

Um alerta de tsunami para o Caribe foi emitido em consequência do terremoto, informou o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico. Mais tarde, a agência cancelou o alerta.

O último boletim do PTWC informou que não se sabe se um tsunami foi gerado, já que o alerta se baseia apenas na avaliação do terremoto. "Um terremoto deste tamanho tem o potencial de gerar um tsunami destrutivo que pode atingir a costa próxima do epicentro em questão de minutos, e zonas mais distantes em questão de horas", afirmou o centro.

A Marinha chilena também emitiu um alerta de tsunami para a costa do país, mas o cancelou horas depois. (Com agências internacionais)