Topo

Brasil repudia ataques a consulado americano na Líbia

Do UOL, em São Paulo

12/09/2012 11h30

O governo brasileiro repudiou os ataques que resultaram na morte do embaixador dos Estados Unidos na Líbia e de outros três funcionários do consulado americano em Benghazi, na noite desta terça-feira (11).

Em nota, o ministério das Relações Exteriores se disse consternado com as informações sobre os protestos e a morte do embaixador americano Christopher Stevens.

O estopim dos protestos foi o filme "Innocence of Muslims",  considerado ofensivo ao islã pelos muçulmanos. O filme foi realizado pelo americano-israelense Sam Bacile, que chama o islamismo de "câncer", e está sendo promovido pelo pastor da Flórida Terry Jones, que queimou em maio deste ano um exemplar do Alcorão.

Leia a nota na íntegra:

“O governo brasileiro tomou conhecimento, com consternação, dos ataques contra representações diplomáticas e consulares norte-americanas no Cairo e em Benghazi, dentre os quais o atentado que ocasionou o falecimento do Embaixador dos EUA na Líbia, Christopher Stevens, e de outros três funcionários diplomáticos”, diz a nota.

O Brasil repudia veementemente os ataques e recorda a obrigação de todos os países de observarem o princípio da inviolabilidade das representações diplomáticas e consulares, como determinado pelas Convenções de Viena sobre Relações Diplomáticas e sobre Relações Consulares, de 1961 e 1963, respectivamente.

O governo brasileiro transmite às famílias dos diplomatas falecidos e ao povo e Governo dos EUA sua solidariedade e condolências pela morte de funcionários a serviço de seu país”.