Topo

Três universidades recebem ameaça de bomba nos EUA

Estudantes deixam a Universidade do Texas, nos EUA, após ameaça de bomba, nesta sexta (14) - Ricardo B. Brazziell/AP
Estudantes deixam a Universidade do Texas, nos EUA, após ameaça de bomba, nesta sexta (14) Imagem: Ricardo B. Brazziell/AP

Do UOL, em São Paulo

14/09/2012 12h15Atualizada em 14/09/2012 16h00

Três universidades norte-americanas -- nos Estados do Texas, Dakota do Norte e Indiana -- receberam ameaças de bomba nesta sexta-feira (14). 

A Universidade do Texas, com sede em Austin, evacuou todos os prédios depois de receber uma ameaça por telefone. A polícia não encontrou bombas no local.

A diretora de comunicação da universidade, Rhonda Weldon, explicou que a ameaça veio de um homem que ligou para a universidade às 8h35 locais (10h35 de Brasília) e disse pertencer ao grupo terrorista Al Qaeda. O homem disse ter espalhado bombas por todo o campus. 

"Imediatamente evacuamos todos os prédios e levamos os estudantes para o mais longe possível", disse a universidade em uma nota publicada no site às 10h14 desta sexta, no horário local.

Pelo Twitter, no início da tarde, a universidade informou que os prédios foram vistoriados pela polícia e que nenhuma bomba foi encontrada. As atividades foram retomadas e os prédios liberados. Apenas as aulas do resto do dia foram canceladas.

Em Indiana, a segurança na Universidade de Valparaíso foi reforçada depois que uma vaga mensagem foi pichada na instituição, alertando que um ataque ocorreria na tarde desta sexta-feira. A polícia universitária e agentes do FBI checaram todo o campus e não encontraram nada suspeito.

Já a Universidade Estadual da Dakota do Norte (NDSU, na sigla em inglês), em Fargo, também informou que estudantes, professores e funcionários foram retirados do campus devido a uma ameaça de bomba. Mais informações não foram divulgadas.  

Por enquanto não se sabe se essas ameaças têm ligação entre si. A Universidade da Dakota do Norte em Fargo conta com 14 mil estudantes, e a do Texas, em Austin, com 50 mil. (Com Efe e Associated Press)