Topo

Professor que tem 90% do corpo tatuado tenta ser presidente da República Tcheca

Do UOL, em São Paulo

15/09/2012 15h26

A República Tcheca pode ter um candidato inusitado concorrendo às eleições presidenciais do ano que vem. Vladimir Franz é professor de teatro em uma das principais universidades tchecas e afirma ter todos os atributos para se tornar o primeiro chefe de Estado do mundo com quase todo o corpo coberto por tatuagem.

Além de dar aulas, Franz também é compositor, artista plástico e doutor em Direito. O professor, que tem 90% do corpo tatuado, resolveu recentemente entrar para a política e quer se credenciar entrar na disputa presidencial e, quem sabe, substituir Vaclav Klaus no poder do país europeu.

O político tatuado deve concorrer como candidato independente e está em campanha para conseguir as 50 mil assinaturas necessárias para entrar na disputa presidencial. Em apenas uma semana de campanha, Franz já havia obtido 8.777 assinaturas.

Em seu Facebook de campanha, o professor se descreve como um homem “com senso de humor” e como alguém que “não se cansa de aprender e expandir seus conhecimentos e habilidades”. 

“Política, políticos e o Estado se alienaram do povo. Os cidadãos estão frustrados e eu tenho medo que a radicalização tome conta do país”, disse, em entrevista ao jornal "The Prague Post".

Franz sabe que sua aparência pode chocar as pessoas, mas confia que conseguirá se relacionar com a população. 

“Entendo que posso ser difícil de entender para muita gente. Até porque até hoje só me expressei por meio da minha arte. Agora preciso decodificar minha linguagem”, afirmou.