Topo

Obama vence Romney em segundo debate presidencial, mostram pesquisas

O candidato republicano, Mitt Romney, e o presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição, Barack Obama, se enfrentaram pela segunda vez antes das eleições presidenciais - Charlie Neibergall/AP
O candidato republicano, Mitt Romney, e o presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição, Barack Obama, se enfrentaram pela segunda vez antes das eleições presidenciais Imagem: Charlie Neibergall/AP

Do UOL, em São Paulo

17/10/2012 00h49Atualizada em 17/10/2012 01h11

Pesquisas feitas por emissoras de TV americanas minutos depois do fim do segundo debate entre os principais candidatos à Presidência dos Estados Unidos revelam que o atual presidente e candidato à reeleição, Barack Obama, se saiu melhor que o seu adversário, o republicano Mitt Romney. O confronto foi realizado na noite desta terça-feira (16) na Universidade Hofstra, em Hempstead, Nova York.
   
Em uma enquete feita pela TV "CBS" com 500 eleitores que se declararam indecisos, 37% afirmaram que Obama se saiu melhor, 30% disseram que Romney venceu o debate, e 33% opinaram que houve equilíbrio entre os dois. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa também quis saber dos eleitores qual dos dois principais candidatos foi mais objetivo nas respostas. Para 55% das pessoas ouvidas, o democrata Obama conseguiu ser mais direto. Para 49%, o republicano Mitt Romney foi o mais objetivo ao responder as perguntas.

Já uma pesquisa realizada pela emissora "CNN" com 457 eleitores mostra que 46% acreditam que Obama venceu o segundo debate presidencial. Para 39% das pessoas ouvidas na enquete, Mitt Romney foi o ganhador. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos.