Topo

Treze voos para os EUA são cancelados por causa do furacão Sandy; saiba o que fazer

Sul-coreanas usam celular em saguão vazio do aeroporto de LaGuardia, em Nova York (EUA) - Adrees Latif/Reuters
Sul-coreanas usam celular em saguão vazio do aeroporto de LaGuardia, em Nova York (EUA) Imagem: Adrees Latif/Reuters

Do UOL, em São Paulo

29/10/2012 02h12Atualizada em 29/10/2012 05h41

Treze voos que sairiam de aeroportos brasileiros com destino a cidades da costa leste dos Estados Unidos foram cancelados por causa da aproximação do furacão Sandy da costa americana. O fenômeno pode atingir a região na manhã desta segunda-feira (29).

As companhias aéreas American Airlines, Delta Airlines, United Airlines e TAM suspenderam seis voos que partiriam do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), na noite deste domingo (28) com destino a Nova York, Newark, Houston e Washington.

De acordo com a Infraero, outros quatro voos foram cancelados nesta segunda: um voo da United Airlines que estava previsto para chegar de Newark na manhã de hoje foi suspenso. A companhia também cancelou a partida programada de um voo de Guarulhos na noite de hoje para essa cidade americana. A TAM suspendeu um voo que chegaria a São Paulo vindo de Miami na manhã de hoje, e a American Airlines cancelou voo que viria de Nova York hoje à noite.

Além disso, dois voos que sairiam do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), na noite deste domingo (28), com destino a Nova York, foram cancelados pela American Airlines e pela TAM. A companhia americana também cancelou outro voo previsto para decolar na noite desta segunda do Rio para o mesmo destino.

Saiba o que fazer

Em nota divulgada na noite deste domingo (28), a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) confirmou que voos para cidades da costa leste dos EUA podem ser cancelados ou atrasados nos próximos dias "por questões de segurança".

A agência recomenda que os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas antes de se dirigir para os aeroportos para viajar e confirmar o horário do voo. A Anac lembra ainda que as empresas são obrigadas a prestar assistência em casos de atrasos e cancelamentos.

O passageiro que se sentir prejudicado pode enviar denúncia à agência por meio da internet ou pelo telefone 0800.725.4445.

Caos aéreo nos EUA

A iminente chegada do furacão Sandy está provocando caos nos aeroportos dos Estados Unidos, onde ao menos 7.400 voos procedentes ou com destino à costa leste foram cancelados. A informação é do site "Flight Aware".

Segundo a publicação, pelo menos 1.240 voos, nacionais e internacionais, foram cancelados neste domingo (28) no Aeroporto de Newark, situado entre Nova York e Nova Jersey--Estados ameaçados pelo furacão. Outros 5.560 voos programados para a segunda-feira (29), e mais 645 previstos para a terça-feira (30) também estão cancelados.

Virgin, Air France, British Airways e outras companhias europeias cancelaram todos os seus voos para Nova York, Baltimore, Washington, Boston e Filadelfia na segunda-feira (29).

A chegada iminente de Sandy levou o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, a ordenar neste domingo (28) o cancelamento de milhares de voos e a suspensão de serviços de transporte público, além da retirada preventiva de 375 mil pessoas. (Com AFP)