Topo

Animais de estimação dos presidentes americanos são tema de livro

Do UOL, em São Paulo

03/11/2012 09h05

O presidente americano George H. W. Bush (1989-1993) estava com um problema tão importante que resolveu enviar um memorando a todos os funcionários da Casa Branca pedindo-lhes para fazer uma promessa. Seu cão, Ranger, estava engordando. "Nós concordamos em não alimentar Ranger. Nós não vamos lhe dar biscoitos. Nós não vamos lhe dar qualquer tipo de alimento", dizia o comunicado.

Bush termina seu memorando dizendo: "Eu vou, naturalmente, reportá-los sobre a luta contra a obesidade de Ranger. Mas agora ele parece um dirigível, um amigável dirigível, mas um dirigível".

Esse memorando, juntamente com incontáveis histórias e mais de 200 imagens são destaque em um novo livro da autora Jennifer Boswell Pickens, "Animais de Estimação na Casa Branca", segundo informações do Huffington Post, que dá aos leitores um vislumbre de como é a vida na residência oficial dos presidentes dos EUA para os animais de estimação, e que significado esses bichinhos têm para seus donos famosos.

Capa do livro

O livro dedica um capítulo para os animais de estimação de cada administração, de John F. Kennedy (1961-1963) a Barack Obama. Uma introdução apresenta uma visão geral dos animais dos líderes de antes de 1961, por exemplo Rebecca, um guaxinim da família de Calvin Coolidge (1923-1929), que andava com uma coleira.

Ela também conta algumas curiosidades sobre os primeiros-bichinhos. Ela escreve que a scottish terrier Fala, da família de Franklin D. Roosevelt (1933-1945) viajou com o presidente, participou de uma recepção de gala com líderes mundiais e até mesmo contribuiu para o esforço de guerra doando seus brinquedos para uma campanha que recolhia sucata de borracha.

Amy Carter, que tinha nove anos quando seu pai --James Carter (1977-1981)-- virou presidente, disse ao livro: "Misty, minha gata, foi uma de minhas melhores amigas e transformou a Casa Branca realmente em um lar".

Um pouco antes de sua morte, Betty Ford comentou que Liberty, um cachorro da raça golden retriver, foi o "conselheiro favorito" de seu marido Gerald R. Ford (1974-1977).

O primeiro livro da autora, de 2009, na mesma linha, chama-se "Natal na Casa Branca".