Topo

Terremoto de magnitude 6,8 sacode Mianmar; ao menos seis morreram e 24 ficaram feridos

Em Bancoc (Tailândia)

11/11/2012 03h38Atualizada em 11/11/2012 11h58

Um forte terremoto de magnitude 6,8 graus sacudiu o norte de Mianmar (antiga Birmânia) neste domingo (11) deixando ao menos seis mortos e 24 feridos. 

As mortes foram registradas no distrito de Kyauk Myaung, situado nos arredores da cidade de Shwebo, localizada a 113 quilômetros ao noroeste da cidade de Mandalay entre os rios Mu e Irrawaddy.

A Polícia local informou à emissora de rádio "Eleven News" que pelo menos quatro vítimas fatais eram operários que trabalhavam na reconstrução da ponte de Yatanar Teinga, cuja estrutura ruiu por causa do tremor.

"Uma casa desabou e a ponte Radana Thinga, que estava em construção sob o rio Irrawaddy, ficou seriamente danificada. Uma enorme viga caiu no rio", disse à agência Reuters um policial local.

Outros dois mortos foram achados também em Kyauk Myaung sob os cascalhos de um mosteiro budista que ficou parcialmente destruído.

As autoridades da região de Sagaing, na qual moram cerca de 6,6 milhões de pessoas, disseram que além de na capital regional de mesmo nome e na cidade de Shwebo, o terremoto também causou danos em dezenas de edifícios de outras localidades.

Abalo foi sentido na Tailândia

A potência do tremor foi sentida em Bancoc, capital da vizinha Tailândia, onde os edifícios altos se movimentaram durante vários segundos e também na cidade tailandesa de Chiang Mai.

  • Mapa divulgado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos mostra área afetada pelo terremoto

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o epicentro foi localizado a nove quilômetros de profundidade, a 116 quilômetros ao norte da cidade birmanesa de Mandalay -- a segunda maior do país-- e a 130 quilômetros ao nordeste da cidade de Monywa. 

Ao primeiro terremoto, ocorrido por volta das 7h30 (hora local) seguiu cerca de 20 minutos depois uma réplica de magnitude 5,5 com epicentro a dez quilômetros de profundidade e 81 quilômetros ao norte de Mandalay.

"Nunca senti um tremor tão forte", disse à agência Reuters um morador de Mandalay. Ainda segundo a testemunha, foram ouvidos "vários ruídos e a luz se apagou".

O terremoto ocorreu quando o Governo birmanês, com sede em Naypyidaw e a 320 quilômetros ao sul, realiza os preparativos para receber, no final da próxima seman,a o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que será o primeiro líder americano a visitar este país. 

 (Com Efe e Reuters)