Topo

Nuvem de fumaça cobre o céu de Buenos Aires após incêndio; situação foi controlada

Capa do portal argentino "Infobae" mostra céu da cidade coberto por fumaça tóxica - Reprodução/infobae.com
Capa do portal argentino "Infobae" mostra céu da cidade coberto por fumaça tóxica Imagem: Reprodução/infobae.com

Do UOL, em São Paulo

06/12/2012 13h03Atualizada em 06/12/2012 15h24

Um princípio de incêndio em um contêiner com pesticida no terminal 4 da zona portuária de Buenos Aires, na Argentina, na manhã desta quinta-feira (6), provocou uma enorme nuvem de fumaça na região central da cidade e espalhou um forte cheiro de enxofre. 

A fumaça se espalhou pelo centro e por bairro adjacentes como Retiro e Recoleta, levando bombeiros a evacuarem prédios, escolas e estações de metrô.

Segundo o ministro da segurança nacional, Sergio Berni, o pesticida era de baixa periculosidade. No final da manhã, o próprio Berni convocou uma entrevista coletiva para informar que a situação estava sob controle. 

O jornal "La Nacion" informou que o inseticida que pegou fogo foi thiodicarb, que estava em um contêiner vindo da China. De Buenos Aires, a carga seguiria para o Paraguai. 

Por volta das 14h, os serviços que foram interrompidos e as linhas de metrô voltaram a funcionar. Apenas a linha B do metrô segue fechada.   

Javier Corcurera, chefe da agência de proteção ambiental, disse ao jornal "La Nacion" que a fumaça "não era tóxica" pois "estaria muito diluída devido aos fortes ventos". "Foi um cheiro forte, mas a população não deve se preocupar", completou.

Peritos estiveram no local recolhendo materiais para saber o que motivou o incidente, que fechou ruas e interrompeu o trânsito em uma área central da capital argentina.

“Foi uma sensação horrível. Eu quase não podia respirar e minha garanta ardia. O pior é que eu não sabia o que estava acontecendo”, disse em entrevista à Agencia Brasil, o eletricista Daniel Justos, que foi fazer um serviço no centro da cidade, de manhã cedo. Moradores de vários bairros sentiram um mau cheio parecido ao de azeite queimado e, na zona de Retiro (próxima ao porto) era possível avistar nuvem amarela.

A linhas B e C do metrô foram interrompidas. De acordo com o jornal "Clarín", passageiros de um cruzeiro que estava perto do porto também foram evacuados, assim como os funcionários de prédios próximos, entre eles, o Edifício Condor, o da Força Aérea e os prédios dos bancos Nación e Província.

O serviço de emergências da prefeitura informou que 10 crianças intoxicadas devido ao excesso de fumaça no local foram socorridas. A população foi orientada a ficar em lugares fechados e a desligar os aparelhos de ar-condicionado para evitar respirar a fumaça. Aqueles que apresentarem algum incômodo devem buscar a emergência mais próxima. (Colaborou Maria Martha Bruno, em Buenos Aires)