Topo

Prefeito de Amsterdã, na Holanda, quer proibir maconha nas escolas

Mães deixam área próxima de escola acompanhada dos filhos e passam ao lado de uma placa sinalizando a proibição do uso de maconha, em Amsterdã, na Holanda - Peter Dejong/AP
Mães deixam área próxima de escola acompanhada dos filhos e passam ao lado de uma placa sinalizando a proibição do uso de maconha, em Amsterdã, na Holanda Imagem: Peter Dejong/AP

Do UOL, em São Paulo

12/12/2012 13h42

O prefeito de Amsterdã, na Holanda, vai proibir os estudantes de fumarem maconha na escola, tornando a capital holandesa a primeira cidade do país com tal proibição.

Eberhard Van der Laan quer evitar o consumo da erva nas escolas, aproveitando uma lei nacional aprovada recentemente que limita e venda e uso da maconha no país.

Os coffee shops que oferecem maconha aos visitantes são legalizados no país. No entanto, na opinião da prefeitura, essa mesma liberdade vem expondo muitas crianças à droga em locais públicos.

"Não é bem o que você espera como educador que as crianças assistam às aulas alteradas ou mesmo bêbadas. E isso tem sido um problema para algumas escolas', disse a porta-voz da prefeitura de Amsterdã, Iris Reshef.

A maior dificuldade é que os estudantes estão acostumados a fumar nos arredores das escolas ou mesmo no campus. Lidar com a questão é um desafio para os administradores e educadores.

Com uma mudança na legislação nacional, a ciade poderá à partir de 1º de janeiro instituir as "no toking zones", áreas onde fumar maconha será proibido. Quem infringir a regra poderá ser detido pela polícia.

A medida reforça uma postura típica do governo holandês: a erva continuará livre e disponível para adultos e turistas que quiseram usar, mas o acesso às crianças será restrito.

Após várias décadas da política de tolerância, as taxas de uso de maconha entre os holandeses estão em um nível intermediário das normas internacionais, maior do que na Alemanha, e menores do que em países como França, Reino Unido e Estados Unidos. (Com Associated Press)