Topo

Jornalistas da rede NBC são libertados após sequestro na Síria

Do UOL, em São Paulo

18/12/2012 08h17Atualizada em 18/12/2012 13h49

O editor-chefe da área de correspondentes internacionais da NBC, Richard Engel, 39, foi libertado nesta terça-feira (18) junto com parte de sua equipe, depois de passarem cinco dias presos.

Os jornalistas foram sequestrados por um grupo desconhecido na Síria quando tentavam cruzar a fronteira entre Síria e Turquia. 

Na tarde desta segunda-feira, Engel falou ao programa "Today", da NBC, e confirmou que todos da equipe estavam bem. 

"Não fomos torturados nem nos bateram. Foi mais uma tortura psicológica, de ameaças de que iríamos morrer", disse ele.

A rede ainda informou que o grupo de sequestradores não parece pertencer à base do governo do presidente Bashar Assad. Não houve contato por parte dos sequestradores e nenhum grupo assumiu o rapto.

Engel contou que eles foram abordados em uma estrada, jogados em um caminhão onde foram vendados e levados a um lugar que parece ficar perto da cidade de Ma’arrat Misrin.  

Engel é um experiente jornalista que cobre conflitos há 15 anos e está na NBC desde 2003.

O governo do presidente Assad dificulta a cobertura jornalística no país, não oferecendo segurança aos profissionais e liberando a entrada de poucos, o que faz com que boa parte de jornalistas esteja no país de forma ilegal.

Desde o início das manifestações, vários jornalistas perderam a vida no país, entre eles, o francês Gilles Jacquier, o fotógrafo Remi Ochlik, a correspondente do "Sunday Times" Marie Colvin e Anthony Shadid, correspondente do The New York Times, que morreu ao sofrer um ataque de asma ao tentar escapar de uma situação de conflito.