Topo

Ao lado das filhas e da mulher, Obama faz juramento de segundo mandato nos EUA

Obama chega ao Capitólio para a cerimônia de posse - Win McNamee/Getty Images/AFP
Obama chega ao Capitólio para a cerimônia de posse Imagem: Win McNamee/Getty Images/AFP

Fábio Luís de Paula

Do UOL, em São Paulo

21/01/2013 14h54Atualizada em 21/01/2013 15h17

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, realizou nesta segunda-feira (21), no Capitólio, em Washington, o juramento da cerimônia pública de posse do seu  segundo mandato, após uma apertada vitória nas urnas.

Obama jurou ao lado da mulher, Michelle, e das filhas, Sasha e Malia, perante o presidente da Suprema Corte dos EUA, John Roberts.

A expectativa é que o ato atraia menos da metade dos espectadores da posse de 2009. Os organizadores estimam que até 800 mil pessoas compareçam, número menor que o 1,8 milhão de quatro anos atrás. Os números totais ainda não foram divulgados.

O senador democrata de Nova York Chuck Schumer fez o  discurso de abertura, seguido pela ativista Myrlie Evers-Williams, que fez a tradicional prece da posse. Ela se tornou então a primeira mulher na história a participar do ato. Myrlie é viúva de Medgar Evers, militante de direitos civis assassinado há meio século em Mississippi, em um caso em que ela lutou durante 30 anos nos tribunais.

O senador Lamar Alexander também discursou e convidou a juíza do Supremo, a porto-riquenha Sonia Sotomayor, para comandar o juramento do vice-presidente Joe Biden. Esta é a primeira vez na história do país que a cerimônia é presidida por uma juíza latina, a primeira do Tribunal Supremo.

O coro de Brooklyn também participou da cerimônia e interpretou algumas músicas. O cantor James Taylor se apresentou antes do juramento de Obama.

Mais álbuns de fotos

Os mascotes da Casa Branca
Os presidentes dos EUA na ficção
Posição de Obama e Romney em temas polêmicos
Crianças nas eleições 2012
Bugigangas na torcida pelos candidatos

A limusine que levou Obama chegou ao local às 10h54 (13h54 no horário de Brasília). As atividades da cerimônia começaram cerca de uma hora antes do discurso inaugural do novo mandato. A banda da Marinha dos Estados Unidos se encarregou de anunciar cada passo do evento.

Pela manhã, Obama e a família compareceram a uma missa na igreja de St. Johns, próxima à Casa Branca. "Me sinto honrado e agradecido de que tenhamos a oportunidade de terminar o que começamos. Nosso trabalho começa hoje", escreveu o presidente em seu perfil no Twitter.

Entre os presentes estavam o ex-presidente Bill Clinton, acompanhado da mulher, a secretária de Estado Hillary Clinton, o ex-presidente Jimmy Carter (1977-1981), o senador John Kerry e o ex-candidato presidencial republicano John McCain.

Chamada de "Fé no futuro dos EUA", a festa acontece na ala oeste do Capitólio. No caso de mau tempo, vai para dentro do Capitólio, como ocorreu na segunda posse de Ronald Reagan, em 21 de janeiro de 1985.

"Adoro a ideia de um programa que comece com Chuck Schumer e termine com Beyoncé", brincou Brent Colburn, diretor de comunicação do comitê especial a cargo dos eventos da posse (PIC, na sigla em inglês), referindo-se à estrela pop que a fechará cantando o hino nacional.

Kelly Clarkson, James Taylor, a banda Fun e outros artistas também estarão em eventos relacionados. A cantora Beyoncé, assumidamente pró-Obama, já cantou "At Last", de Etta James, enquanto Obama e sua mulher, Michelle, dançavam na primera posse.

Um CD será lançado com as 16 músicas favoritas de Obama interpretadas por artistas como John Legend, o elenco da série "Glee", Katy Perry, Stevie Wonder, Alicia Keys e Usher.



Plano de segurança

A 57ª posse presidencial no país conta com um plano de segurança que envolveu a polícia do Capitólio, o Exército, o Congresso e o PIC. "Os preparativos começaram quando terminou a última posse", disse Colburn. Na primeira posse houve muitas queixas por desorganização e filas.

O desfile posterior à cerimônia pública deve contar com mais de 10 mil pessoas, incluindo 2.300 membros das Forças Armadas e de diversos grupos cívicos.

"Não posso dizer nada sobre ameaças específicas, mas tenham a certeza de que estamos preparados para responder a qualquer assunto que aparecer", declarou Shenelle Antrobus, porta-voz da polícia do Capitólio, referindo-se a protestos, ameaças ou emergências.

O Serviço Secreto lidera os planos de segurança de segunda-feira, que incluem restrições ao espaço aéreo, fechamento de ruas e vigilância reforçada nos transportes públicos.

Não foram revelados o número de seguranças, o custo das atividades, nem os doadores e doações que bancaram a posse, mas o PIC prometeu divulgar informações em até 90 dias.

Como previsto na Constituição americana, cerimônias privadas de posse para Obama e para o vice-presidente, Joe Biden, aconteceram no domingo (20). As celebrações começaram no sábado com um Dia Nacional de Serviço, que incluiu mais de 2.000 eventos de serviço voluntário em todo o país. Os atos terminam na terça-feira (22) com o tradicional Dia Nacional de Oração na catedral de Washington.

Os desafios que Obama deve enfrentar em seu segundo mandato não são novos e já estão na agenda do presidente. O grande problema agora é solucioná-los. (Com agências internacionais)