Topo

Chávez superou infecção respiratória e pode retornar a Caracas "em semanas", diz ministro

Ernesto Villegas, ministro das Comunicações da Venezuela, lê para a imprensa uma declaração sobre a saúde de Chávez, em Santiago (Chile), neste sábado (26) - Jorge Sanchez/Reuters
Ernesto Villegas, ministro das Comunicações da Venezuela, lê para a imprensa uma declaração sobre a saúde de Chávez, em Santiago (Chile), neste sábado (26) Imagem: Jorge Sanchez/Reuters

Do UOL, em São Paulo

26/01/2013 20h44Atualizada em 26/01/2013 22h08

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, superou a infecção respiratória causada pela quarta cirurgia contra um câncer realizada em Havana, anunciou o ministro das Comunicações venezuelano, Ernesto Villegas. Ainda segundo o ministro, o presidente pode retornar a Caracas "em semanas".

"A infecção respiratória foi superada, embora persista um certo grau de insuficiência respiratória, que está sendo devidamente tratado", assinalou o ministro em Santiago, durante a reunião de cúpula Celac-UE.

"Quarenta e cinco dias após uma cirurgia para a remoção de uma lesão maligna na pélvis", que gerou complicações respiratórias severas, a evolução geral de Chávez é favorável, afirmou Villegas, ao ler um comunicado para a TV oficial venezuelana.

"O comandante Chávez segue integralmente o tratamento médico, e sempre esteve ativo em seu processo de recuperação, que não está concluído", acrescentou o ministro.

Villegas reafirmou ainda que o governo venezuelano irá processar o jornal espanhol "El País", que publicou esta semana uma fotografia falsa de Chávez entubado no hospital.

"O jornal pediu desculpas aos leitores, mas não ao presidente Chávez, a seus familiares, ao povo venezuelano, aos latinos que apoiam o presidente, e, sequer, ao paciente desconhecido que teve sua fotografia publicada na capa", criticou Villegas. "É uma atitude arrogante, que corresponde a uma aversão histórica e sistemática desse jornal à liderança de Chávez.".

O presidente não aparece em público desde uma complexa cirurgia em 11 de dezembro do ano passado, quando foi para Cuba se submeter a uma nova cirurgia, depois que exames revelarem a volta do câncer.

Em tratamento, ele não compareceu à posse para o seu novo mandato como presidente da Venezuela, marcada para o último dia 10 de janeiro. A ausência de Chávez foi autorizada pelo Tribunal Eleitoral da Venezuela. 

Vice diz que Chávez está em seu melhor momento

Neste sábado, o vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse que Chávez está em seu "melhor momento" desde a cirurgia há 45 dias. "Ele tem um sorriso que está cheio de luz, seus pensamentos estão iluminados", declarou o vice.

Após voltar à Venezuela depois de uma visita ao presidente, Maduro acrescentou que Chávez tomou importantes decisões econômicas para fortalecer as exportações do país.

Os comentários de Maduro sobre a política econômica surgem em meio a especulações de que a Venezuela está preparando uma desvalorização de sua moeda, o bolívar, o que iria melhorar as finanças do Estado porque resultaria em mais bolívares para cada dólar proveniente das exportações de petróleo.

A desvalorização tornaria as exportações mais competitivas ao reduzir os custos locais de produção e estimular a indústria nacional, já que os importados ficariam mais caros em relação aos produtos locais.

"Nós vamos desenvolver a capacidade da nossa economia de exportar", disse Maduro.

Há várias semanas os líderes empresariais vêm dizendo que a desvalorização é necessária para aliviar a periódica escassez de produtos decorrente da escassez de dólares.