Topo

Sobe para nove número de mortes provocadas por tsunami nas Ilhas Salomão

As Ilhas Salomão foram atingidas por um tsunami após um terremoto de 8 graus na escala Richter - AFP - 6.fev.2013
As Ilhas Salomão foram atingidas por um tsunami após um terremoto de 8 graus na escala Richter Imagem: AFP - 6.fev.2013

Do UOL, em São Paulo

07/02/2013 00h42Atualizada em 07/02/2013 07h12

Subiu para nove o número de mortes provocadas por tsunami que atingiu as Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, após um terremoto de 8 graus na escala Richter. A informação foi confrimada nesta quinta-feira (7) por autoridades do país.

O comissário de polícia das Ilhas Salomão, John Lansley, disse à emissora neozelandesa "TVNZ" que essa quantidade pode aumentar já que há vários desaparecidos e um número indeterminado de feridos nos hospitais.

Em torno de 3.500 pessoas ficaram desabrigadas pela catástrofe, que destruiu 700 casas, indicaram fontes da organização World Vision.

Nesta quinta-feira, as Ilhas Salomão foram sacudidas por vários sismos de até 7 graus na escala Richter. A réplica mais violenta ocorreu no sudeste do arquipélago, na província de Santa Cruz, perto de onde foi registrado o terremoto de 8 graus que, na quarta-feira (6), provocou o tsunami, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

As equipes de emergência avaliam os danos e atendem os feridos nas três aldeias destruídas pelo tsunami, que ficam próximas à cidade de Lata, a capital provincial.

As ondas também danificaram a pista do aeroporto local, o que prejudicará a chegada de ajuda humanitária.

Depois do terremoto de 8 graus, já foram contabilizadas 39 réplicas, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Abalos sísmicos nas Ilhas Salomão

Em 2007, um terremoto de 8,1 graus na escala Richter causou 52 mortes nas Ilhas Salomão, formadas por cerca de 1.000 ilhas e com uma população de 523 mil pessoas.

As Ilhas Salomão ficam sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica atingida por cerca de sete mil tremores todos os anos. (Com agências internacionais)