Topo

Após renúncia, papa Bento 16 receberá aposentadoria de R$ 6.550

Do UOL, em São Paulo

19/02/2013 13h36

O papa Bento 16 receberá uma aposentadoria mensal no valor de 2.500 euros (cerca de R$ 6.550) após a renúncia ao cargo marcada para o dia 28 de fevereiro.  A informação foi confirmada pelo Vaticano.

Agenda do papa Bento 16

17/02 a
23/02
-Recesso da Quaresma
23/02-Recebe presidente
da Itália
24/02-Missa da Quaresma
25/02Audiência fechada
com cardeais
27/02-Última audiência
pública no Vaticano
28/02-Último dia do pontificado;

-Encontro com cardeais;

-Viaja para castelo
de Gandolfo
1º/03-Começa período
de Sede Vacante
Entre 15
e 19/03
-Início do Conclave
  • Fonte: Serviço de Informação do Vaticano (VIS)

O pontífice, que alegou fragilidade por conta da idade avançada ao comunicar sua decisão, passará a viver, pelo menos por dois meses, na residência pontifícia de Castel Gandolfo. Depois viverá no mosteiro de clausura, no Vaticano, que está sendo reformado para recebê-lo. 

Bento 16 disse que vai "se retirar completamente da vida pública" após sua renúncia e permanecerá "escondido do mundo".  Mas, a partir do dia 28, o atual pontífice de 85 anos perderá a condição da infalibilidade, poder do qual se investe o pontífice para decidir questões de fé e moral da Igreja Católica Apostólica Romana e sobre o qual há presunção de não haver erro.  

Retiro espiritual

Em meio às discussões sobre sua renúncia e sucessão, o papa Bento 16 permanecerá até o sábado (23) em retiro espiritual. A próxima atividade oficial do pontífice ocorrerá apenas no dia 23, quando se reunirá em audiência privada e de despedida com o presidente da Itália, Giorgio Napolitano. 

A última aparição de Bento 16 foi no domingo (17), quando celebrou sua penúltima missa na praça São Pedro, reunindo mais de 50 mil pessoas. Falando em vários idiomas, Bento 16 enviou mensagens sobre a Quaresma e a necessidade de desmascarar as farsas.

A renúncia 

O papa Bento 16 anunciou sua renúncia no dia 11 de fevereiro em um discurso pronunciado em latim durante um encontro de cardeais no Vaticano. Ao justificar sua decisão, o pontífice de 85 anos alegou fragilidade por conta da idade avançada.

ENTENDA O PROCESSO SUCESSÓRIO DO PAPA

Quando o chefe da Igreja Católica renuncia a sua função ou morre, seu sucessor é eleito pelos cardeais reunidos em conclave na Capela Sistina, onde ficam isolados do mundo exterior.

Cinco cardeais brasileiros deverão participar do conclave que se reunirá para eleger o sucessor do papa Bento 16. Segundo a última lista do Vaticano, há um total de 116 cardeais aptos a votar no conclave.

Para poder votar na escolha do papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos. O Brasil tem um total de nove integrantes no Colégio Cardinalício do Vaticano, mas quatro deles já ultrapassaram a idade limite.

"Após ter examinado perante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino", disse o papa.

O pontífice afirmou ainda que "no mundo de hoje (...), é necessário o vigor tanto do corpo como do espírito, vigor que, nos últimos meses, diminuiu em mim de tal forma que eis de reconhecer minha incapacidade para exercer bem o ministério que me foi encomendado". "Por esta razão, e consciente da seriedade deste ato, em completa liberdade, eu declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro", acrescentou Bento 16.
 
O Vaticano negou que uma doença tenha sido o motivo da renúncia. Mas, segundo o jornal "O Estado de S.Paulo", uma disputa interna de poder praticada por ex-aliados nos últimos meses pode ser uma das razões para a tomada de decisão do pontífice. Esta é a primeira vez na era moderna que um papa da Igreja Católica renuncia ao pontificado. 
 
A renúncia de bento 16 será oficializada no dia 28 de fevereiro. E o cargo ficará vago até a eleição do próximo papa. A expectativa é  que o Conclave de cardeais, eleja um novo papa ainda em março, antes da Páscoa. O Vaticano anunciou que a eleição deve começar entre 15 e 20 de marçoA data, no entanto, pode ser adiantada para o dia 10, caso os cardiais cheguem ao país. 
 
Cinco cardeais brasileiros deverão participar do conclave. Segundo a última lista do Vaticano, há um total de 116 cardeais aptos a votar no próximo papa. Para participar da papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos. O Brasil tem um total de nove integrantes no Colégio Cardinalício do Vaticano, mas quatro deles já ultrapassaram a idade limite.
 
Em sua primeira aparição pública desde o anúncio da renúncia, o papa Bento 16 disse que tomou a decisão "pelo bem da igreja". Bento 16 agradeceu pelo "amor" e apoio dos fieis.
 
"Queridos irmão e irmãs, como sabem, decidi renunciar ao ministério que o Senhor me confiou em 19 de abril de 2005. Faço isso em plena liberdade pelo bem da igreja, depois de ter rezado muito e após examinar minha consciência diante de Deus, ", declarou Bento 16 diante de um salão lotado com cerca de 10 mil pessoas no Vaticano, onde foi ovacionado.

'Hipocrisia religiosa' 

Leia mais sobre a renúncia

  • Filippo Monteforte/AFP

    Raio atinge a basílica de São Pedro no mesmo dia em que Bento 16 anunciou a renúncia

O papa Bento 16 denunciou durante a homilia da missa da Quarta-Feira de Cinzas "a hipocrisia religiosa" e a busca por "aplausos e aprovação".
 
Ainda no sermão, o pontífice defendeu que o "caminho penitencial" da Quaresma não deve ser feito pelo cristão sozinho, mas "juntos, irmãos e irmãs, na Igreja". Em seguida, citou as "divisões no corpo eclesial", a necessidade de fortalecimento da Igreja e defendeu que "viver a Quaresma numa mais intensa e evidente comunhão eclesial, superando individualismos e rivalidades, é um sinal humilde e precioso para aqueles que estão distantes da fé ou indiferentes".
 
Em referência ao apóstolo Paulo, lembrou que ele "denuncia a hipocrisia religiosa, as atitudes que buscam aplauso e aprovação" e pediu que o testemunho mais incisivo do cristão é o de quem "não serve ao mesmo e ao público, mas ao Senhor". Ao final da homilia, Bento 16 pediu que os católicos iniciem a Quaresma "confiantes e alegres". (Com agências internacionais)