Topo

No Senado, Suplicy sai em defesa de Yoani Sanchéz e critica protestos contra a dissidente

Do UOL, em São Paulo

19/02/2013 20h13

O senador petista Eduardo Suplicy (SP), em pronunciamento no plenário do Senado nesta terça-feira (19), voltou a defender a dissidente cubana Yoani Sanchéz, que está em viagem ao Brasil. O parlamentar também criticou os manifestantes que protestaram contra a opositora do governo cubana, autora do blog “Generación Y”.

De acordo com o senador, ele foi chamado de traidor por alguns militantes da União Juventude Socialista (UJS) --entidade ligada ao PCdoB, aliado histórico do PT, que está promovendo os protestos contra a blogueira-- por defender Sanchéz.

“Jamais sou um traidor com respeito às ideias que defende desde que ingressei na vida pública”, disse. Suplicy citou a revolucionária alemã Rosa Luxemburgo (1871-1919) ao fazer a crítica aos manifestantes. “Liberdade só é liberdade [quando é valida também] para quem pensa diferente”, afirmou.

Para Suplicy, a presença de Sanchéz no Brasil, após Havana aprovar neste ano uma reforma na lei imigratória, é um “sinal fantástico” para que o presidente norte-americano, Barack Obama, acabe com o bloqueio econômico imposto à Cuba há mais de 50 anos.

O senador disse que sempre defendeu os ideais do socialismo e da Revolução Cubana, mas acredita que o regime cubano precisa se mover “na direção de se prover efetiva liberdade de ir e vir, liberdade de opinião, de imprensa, de formação de partidos políticos.”