Topo

Balão com turistas cai e mata 18 pessoas no Egito

Técnicos inspecionam local onde um balão de ar quente caiu na cidade egípcia de Luxor, matando 19 turistas - AFP
Técnicos inspecionam local onde um balão de ar quente caiu na cidade egípcia de Luxor, matando 19 turistas Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

26/02/2013 04h15Atualizada em 26/02/2013 09h31

Pelo menos 18 turistas estrangeiros morreram nesta terça-feira (26), na queda de um balão de ar quente nas proximidades da cidade de Luxor, a cerca de 500 km de Cairo (Egito). Duas pessoas sobreviveram, entre elas o piloto, que é egípcio. Inicialmente as autoridades haviam informado que 19 pessoas não resistiram aos ferimentos, mas o número foi posteriormente corrigido pelo Ministério da Saúde local.

De acordo com autoridades, o balão, propriedade da empresa Sky Cruise, voava a 300 metros de altura quando começou a pegar fogo. Ele explodiu em seguida e caiu em uma área de canavial na zona de Hagar Dabaya, no oeste de Luxor. Turistas franceses, britânicos, japoneses e chineses de Hong Kong estavam a bordo.

Algumas das vítimas morreram ao saltar do balão, enquanto outras se queimaram pelas chamas originadas após a explosão. Os sobreviventes foram encaminhados ao hospital.

Um fotógrafo norte-americano que estava em outro balão próximo, contou o que viu à BBC. "Nós sobrevoávamos ruínas antigas. Pouco antes de pousar, ouvi uma explosão e vi muita fumaça", disse. "Eu não sabia o que tinha acontecido. Só tivemos noção da gravidade do que ocorreu quando desembarcamos", lembrou.

Em declarações à agência estatal "Mena", uma autoridade do ministério do Turismo, Mahfuz Ali, expressou suas condolências às famílias das vítimas e disse que seu departamento criou um comitê para acompanhar o acidente e coordenar as equipes de segurança, médicos e hotéis para precisar as nacionalidades dos mortos.

O Ministério do Turismo já entrou em contato com várias embaixadas para facilitar seu trabalho.

A cidade de Luxor fica às margens do rio Nilo e é um dos destinos turísticos mais populares do Egito. Mas, assim como muitas outras partes do Egito, tem apresentado uma queda brusca no número de visitantes desde o levante no início de 2011, que forçou o presidente Hosni Mubarak a renunciar.(Com agências internacionais)