Topo

Data do conclave não deve sair na segunda-feira, diz porta-voz do Vaticano

Do UOL, em São Paulo

01/03/2013 09h58Atualizada em 01/03/2013 10h34

A data de início do conclave não deve ser divulgada na segunda-feira (4), segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. A primeira reunião de cardeais para preparar o conclave, que vai eleger o sucessor de Bento 16, está marcada para segunda às 9h30 (5h30 no horário de Brasília).

Entenda como será a escolha do novo papa

  • Veja todos os passos do conclave

  • Os diferentes tipos de vestimenta

  • Número de católicos no mundo

Uma carta de convocação foi enviada aos 115 cardeais eleitores. Lombardi afirmou, em coletiva de imprensa na manhã desta sexta, que ainda não tem informações sobre quantos cardeais já estão no Vaticano. Segundo ele, os demais que ainda faltam devem chegar neste final de semana.

Os cardeais aptos a votar são aqueles que têm menos de 80 anos, dos quais cinco são brasileiros. Podem faltar apenas aqueles que justificarem a ausência ao Vaticano.

Em relação às missas programadas no período de Sede Vacante, quando a Igreja Católica fica sem papa, Lombardi informou que as que acontecem normalmente aos domingos estão mantidas, mas que não está prevista nenhuma cerimônia especial até a eleição do novo papa.

Para marcar o período de Sede Vacante, quando a Igreja Católica fica sem papa, o Vaticano produziu selos e envelopes especiais como itens de colecionador. Moedas também foram confeccionadas e devem estar disponíveis dentro de alguns meses.

Bento 16

Lombardi informou que ontem à noite, após o encerramento oficial do seu papado, às 20h locais (16h em Brasília), Bento 16 e o secretário particular dele assistiram a alguns telejornais.

Após o jantar, o papa emérito fez uma caminhada dentro do palácio de Castel Gandolfo, residência de verão papal a 25 km de Roma, onde ficará pelos próximos dois meses. Bento 16 levou consigo diversos livros de teologia, espirituais e de história para ler.

Nas noites que antecederam a sua saída, o papa emérito tocou piano e deve continuar tocando o instrumento em Castel Gandolfo.

Depois desse período, Bento 16 irá se mudar em definitivo para um convento de clausura dentro do próprio Vaticano.

Nesta sexta-feira, o papa emérito deve passar o dia fazendo orações, segundo Lombardi, além de ler diversas mensagens que recebeu. 

Hoje pela manhã, o vice-camerlengo Luigi Celata foi ao Palácio de Laterano para fechar o apartamento papal que há no local.