Topo

Bento 16 foi o papa mais fraco da história da Igreja Católica, diz jornalista alemão

Em foto de arquivo, Andreas Englisch, correspondente alemão no Vaticano, cumprimenta Bento 16 - Divulgação
Em foto de arquivo, Andreas Englisch, correspondente alemão no Vaticano, cumprimenta Bento 16 Imagem: Divulgação

Larissa Leiros Baroni

Do UOL, em São Paulo

12/03/2013 06h00

O papa emérito Bento 16, que surpreendeu os católicos com o pedido de renúncia oficializado no último dia 28 de fevereiro, foi o pontífice mais "fraco" da história da Igreja Católica. Foi o que disse Andreas Englisch, correspondente alemão no Vaticano e autor de "O homem que não queria ser papa", da editora Universo dos Livros, durante uma entrevista concedia com exclusividade ao UOL.

A fraqueza do papado de Bento 16, segundo Englisch, foi caracterizada por sua falta de poder na Santa Sé. "Ele permitiu que o secretário de Estado tomasse todas as decisões políticas. Mesmo durante a grande crise com a chanceler alemã, Angela Merkel, o secretário de Estado nem sequer pediu sua opinião, tampouco o informou antes de enviar uma mensagem dura em seu nome", conta.

Para ele, o erro começou na própria eleição de Bento 16. "Eleger um papa que disse claramente que nunca havia desejado ser pontífice foi definitivamente um risco", afirma Englisch. "Tinha certeza de que seria um papado muito difícil no momento Ratzinger descreveu sua eleição como sua execução."

Mas, para que o erro de 2005 não seja repetido na eleição do sucessor de Bento 16, Englisch diz ser necessário que os cardeais escolham um candidatado que realmente deseja fazer o trabalho de um "papa".

Na entrevista, Englisch também falou sobre os erros de Bento 16, assim como sobre sua solidão e uma suposta conspiração contra o pontífice que vinha da própria Cúria Romana. Ele diz ainda que este é o momento da eleição de um "papa sul-americano", como alternativa para o rompimento da perda massiva de fiéis na América Latina, e aponta o cardeal brasileiro Odilo Scherer como seu candidato favorito.

Veja abaixo a entrevista na íntegra:  

UOL: No livro você diz que Joseph Ratzinger conseguiu ficar mundialmente famoso por sua reputação de vilão e anti-herói. Chega até comparar essa reputação com a de Muammar al-Gaddafi. Como o tímido especialista em teologia angariou esse título?

Englisch: Ele ganhou esse título de anti-herói principalmente pela forma como tratou os teólogos da libertação na América do Sul. Como chefe da Congregação para a Doutrina e Fé, ele parecia ser o mesmo tipo de "Darth Vader" [vilão da série Star Wars], um opressor que queria destruir a organização que visa a libertação na América Latina.

Escolha do novo papa

  • Veja todos os passos do conclave

  • Número de católicos no mundo

  • Glossário da Igreja Católica

  • Duração dos últimos conclaves

  • Papas da ficção

UOL: E por que mesmo com essa reputação ele foi escolhido pelos cardeais? E por que mesmo os cardeais sabendo que Ratzinger não tinha perfil para se tornar papa ele foi eleito?

Englisch: Em 2005, após a morte de João Paulo 2º, ninguém na Igreja Católica queria um novo papa. O pontificado de Karol Wojtyla foi tão bem sucedido que sua morte chocou todo o mundo católico. O sentimento dos cardeais era que eles não queriam um novo papa, eles só queriam o pontífice morto de volta. Então, eles elegeram alguém que estava o mais próximo possível de João Paulo 2º. E essa pessoa era o cardeal Ratzinger, que trabalhava com o seu antecessor desde 1981. João Paulo chamava Joseph Ratzinger, apenas Ratzinger, de "fiel amigo".

UOL: Considera que a eleição de Joseph Ratzinger, em 2005, tenha sido um erro? Por quê?

Englisch: Acredito que a eleição de um papa que claramente disse --tanto antes como depois do conclave que o escolheu para ser sucessor de João Paulo 2º-- que nunca havia desejado ser papa foi definitivamente um risco. Eu tinha certeza de que seria um papado muito difícil no momento Ratzinger descreveu sua eleição como sua "execução".

UOL: Qual é a lição da eleição de 2005 que fica para os cardeais que vão encarar um novo conclave agora em 2010? O que de diferente eles devem fazer?

Englisch: O ponto mais importante é que os cardeais agora tentem escolher um homem que realmente deseja fazer o trabalho. Estou convencido de que Bento 16 foi o mais fraco papa na história da Igreja Católica. Ele permitiu que o secretário de Estado tomasse todas as decisões políticas. Mesmo durante a grande crise com a chanceler alemã, Angela Merkel, o secretário de Estado nem sequer pediu sua opinião, tampouco o informou antes de enviar uma mensagem dura em seu nome.

UOL: Por que mesmo ao saber que não queria se abdicar da vida de teólogo Joseph Ratzinger aceitou se tornar papa? O que o impediu em desistir?

Englisch: Ele perdeu a possibilidade de recusar a eleição por causa de seu discurso durante o funeral de João Paulo 2º. Ratzinger disse que seu sucessor ouviu o chamado do Senhor e que um sacerdote sempre tem que seguir esta chamada.

UOL: Pode-se dizer que Joseph Ratzinger fracassou no cargo de papa? Se sim, por quê? Se não, por quê?

Englisch: Ele falhou porque ele perdeu uma chance histórica única: nunca mais haverá um papa alemão que foi testemunha ocular do regime nazista, parte do exército de Hitler e do testemunho contemporâneo da culpa da Igreja Católica alemã durante o holocausto. Teria sido a oportunidade da Santa Sé se desculpar com um discurso ou um gesto histórico, mas Ratzinger preferiu não se arriscar. Em Auschwitz, disse que "alguns criminosos conduziram a nação alemã em desastre": Eu, pessoalmente, senti vergonha por essa declaração.

UOL: Qual foi o maior erro cometido por Joseph Ratzinger nos oito anos em que assumiu o cargo mais alto da Igreja Católica? Por quê?

Englisch: O maior erro foi a suspensão da excomunhão do bispo britânico Richard Williamson, que negou a existência do Holocausto.

UOL: Você acredita que o papa Bento 16 tenha sido vítima de uma conspiração da própria Cúria? Se sim, em qual momento? Por quê?

Englisch: Sim, acho que sim. Ele falhou em combater a corrupção e era óbvio que nenhum membro da "cúria" tentou convencê-lo de não renunciar.

UOL: O que mais prejudicou o papa Bento 16: a solidão ou a vulnerabilidade? Por quê?

Englisch: Ele foi deixado sozinho. Quando um papa fica velho e fraco, o Vaticano deveria construir uma proteção ao redor dele. Joseph Ratzinger fez parte desse sistema durante a longa doença de João Paulo 2º. Ratzinger deveria ter percebido que não havia nenhuma espécie de proteção para ele, quando ele ficou fraco.

UOL: Me aproprio de uma pergunta feita no próprio livro, mas com uma pequena modificação: quem realmente foi o papa Bento 16 e o que foi importante para ele nesses últimos oito anos?

Englisch: Papa Bento 16 era um professor de teologia tímido e intelectual, que achava que poderia reinar a Igreja Católica como um "trabalhador simples no quintal da casa do Senhor". Mas, acabou percebendo no fim de sua gestão, que para comanda a igreja era preciso força e muito "pé no chão". O papa era o homem errado para uma função que exigia trabalho em equipe.

UOL: Qual deve ser o perfil do novo papa (progressista ou conservador)? Torce para alguém específico? Se sim, quem?

Englisch: Não conheço nenhum cardeal influente "progressista". Acho que o cardeal dom Odilo Scherer [brasileiro] tem uma boa chance de ser eleito. A maioria do povo católico do mundo vive no continente americano, portanto, acho que é hora de um papa sul-americano para que haja uma chance de impedir a perda massiva de fiéis na América Latina.

UOL: Com base no perfil dos cardeais que vão participar do conclave que vai eleger o sucessor de Bento 16, qual deverá ser o perfil do indicado?

Englisch: Acho que os cardeais vão optar por um papa muito forte, um homem conservador, que tem a chance de mudar a Cúria Romana.