Topo

Decano pede "colaboração e unidade da igreja" em missa que antecede o conclave

Do UOL, em São Paulo

12/03/2013 08h18

Durante a missa que antecede o conclave, realizada na manhã desta terça-feira (12), na basílica de São Pedro, no Vaticano, os cardeais foram incentivados a "colaborar para edificar a unidade da Igreja" e a "cooperar com o sucessor de Pedro".

Escolha do novo papa

  • Veja todos os passos do conclave

  • Glossário da Igreja Católica

  • Duração dos últimos conclaves

A convocação foi feita pelo cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício, que coordenou a missa "Pro Eligendo Pontifice".

"Todos nós temos que colaborar para edificar a unidade da Igreja", afirmou ele, que também pediu cooperação: "Estamos convocados a cooperar com o Sucessor de Pedro, fundamento visível de tal unidade eclesiástica."

Em referência à carta do apóstolo Paulo aos Efésios, Sodano também exigiu um comportamento digno. "Eu os exorto a comportar-se de maneira digna, com toda humildade, mansidão e paciência, suportando-se reciprocamente com amor, tentando conservar a unidade do espírito por meio do vínculo da paz." 

Sodano, que não participará do conclave por ter 85 anos, acrescentou que Paulo reconhece que na unidade da Igreja existe uma diversidade de dons, mas que essa diversidade "está em função da edificação do único corpo de Cristo".

"São Paulo nos ensina que todos nós também temos que colaborar para edificar a unidade da Igreja, já que para realizá-la é necessária 'a colaboração de cada articulação'. Todos nós, pois, somos chamados a cooperar com o sucessor de Pedro, fundamento visível de tal unidade eclesial", refletiu.

Na ocasião, o religioso também fez uma homenagem ao papa Bento 16, que foi aplaudido por todos os cardeais presentes, e pediu a Deus que dê "outro bom pastor à sua Santa Igreja". 

Início oficial do conclave

A primeira votação do conclave está marcada para as 17h (13h de Brasília) desta terça-feira (12). Pouco antes das 16h no horário local (12h em Brasília), os cardeais vão se reunir na Capela Paulina, que fica no Palácio Apostólico, dentro do Vaticano, de onde partirão em procissão até a Capela Sistina, não muito longe dali. Os cardeais farão, então, um juramento antes de as portas da capela serem fechadas, seguido de uma meditação.

Nesta terça-feira, haverá apenas uma votação, diferente dos demais dias onde são realizadas quatro votações por dia [duas pela manhã e duas pela tarde]. A previsão é que a fumaça branca, no caso de eleito o papa, ou escura, se não houver consenso, seja emitida pela chaminé na Capela Sistina, na praça de São Pedro, por volta das 20h (16h de Brasília), segundo O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

A escolha do novo pontífice será realizada por 115 cardeais --todos já estão no Vaticano, inclusive os cinco brasileiros que participarão da votação: dom Raymundo Damasceno Assis, 76; dom Odilo Scherer, 63; dom Geraldo Majella Agnelo, 79; dom Cláudio Hummes, 78; e dom João Braz de Aviz, 64.

São aptos a votar apenas os cardeais com menos de 80 anos. A presença deles, segundo o Vaticano, é obrigatória. No entanto, dois eleitores não poderão comparecer e as justificativas foram aceitas pelo Colégio de Cardeais

  • 6426
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2013/03/02/qual-assunto-polemico-o-proximo-papa-deveria-tornar-prioridade-em-sua-gestao-a-frente-da-igreja-catolica.js

O cardeal indonésio Julius Darmaatjadja, arcebispo emérito de Jacarta, havia comunicado que não conseguiria tomar parte no conclave por motivo de saúde.

Já o cardeal Keith O'Brien, que renunciou ao cargo de arcebispo de St. Andrews e Edimburgo após ser acusado de "comportamento inadequado" nos anos 80, também manifestou que não irá participar da votação. Ele admitiu que sua "conduta sexual" não foi sempre a que se esperava dele.

Durante o conclave, todos os eleitores ficam confinados na Capela Sistina. Na hora da votação, cada cardeal escreve o nome do candidato escolhido em uma cédula sob a frase "Escolho como sumo pontífice" e deposita seu voto em uma urna.

Os nomes escritos nas cédulas são lidos em voz alta pelo cardeal camerlengo, Tarcisio Berto, e seus três assistentes. Será declarado papa aquele que obtiver dois terços mais um dos votos. Com um Colégio de Cardeais de 115 eleitores, o próximo pontífice terá de receber ao menos 77 votos. (Com agências internacionais.)

Conclave para escolha do novo papa
Conclave para escolha do novo papa
$escape.getHash()uolbr_tagAlbumEmbed('tagalbum','71210', '')